CETEP do Piemonte do Paraguaçu I promove Feira de Ciências e Empreendedorismo em Itaberaba

Fotos: divulgação
Mais de 2 mil pessoas estão sendo esperadas para participar da Feira de Ciências e Empreendedorismo do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Piemonte do Paraguaçu I, unidade estadual de ensino, em Itaberaba, na região da Chapada Diamantina. A atividade, que será aberta na noite desta terça-feira (13), prossegue até amanhã (14), com o tema “Popularizando a Ciência”. O objetivo é abrir o CETEP para a comunidade do território e apresentar os projetos desenvolvidos pelos estudantes ao longo do ano letivo, buscando incentivar a pesquisa e fomentar o empreendedorismo.

A Feira contará com a participação de 1200 estudantes dos cursos técnicos em Enfermagem, Análises Clínicas, Administração, Nutrição, Agropecuária e Agricultura e Segurança do Trabalho, além de mais de 50 professores para a realização de exposições, oficinas e ciclo de palestras. No total, serão 20 projetos de pesquisa científica apresentados e avaliados, concorrendo a vagas para as feiras territorial e estadual.

Para a estudante do curso Técnico de Enfermagem, Laila Morais Brandão, 17 anos, esta é uma oportunidade de colocar em prática o aprendizado e trocar experiências com outros colegas. “O evento estimula a aprendizagem e a reflexão sobre diversos temas importantes. Meu grupo, por exemplo, falará sobre o bullying na escola, tentado conscientizar e incentivar o respeito ao próximo”, conta.

A Coordenadora Pedagógica do CETEP, Agda Stela Oliveira de Lima, destaca que “o objetivo da Feira é promover a Educação Científica e o Empreendedorismo na formação do estudante crítico, criativo, autônomo e capaz de protagonizar o seu processo de aprendizagem para a transformação social da realidade em que se encontra inserido”. Ela destaca, ainda, que cada turma foi provocada a trabalhar temas que dialoguem com as áreas nas quais atuam ou pretendem atuar. É o caso dos alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho, que irão fazer simulações de brigada de emergência e combate a sinistros.

Uma inovação é o trabalho desenvolvido por estudantes de Administração que irão promovendo o I Prêmio Melhores do Ano para avaliar empresas locais. No stand sobre Agricultura e Agropecuária, por sua vez, os estudantes irão apresentar experimentos e discussões sobre criação de abelha, Educação Ambiental, reutilização e reciclagem de materiais, entre outros temas. O Professor de Filosofia e Metodologia Científica Bruno Freitas Bilitário, frisa que, a partir da Feira, os alunos têm a oportunidade de vislumbrar o fazer científico como uma prática para o restante da vida. “Os alunos podem levar essa experiência para a universidade, por exemplo. É uma forma de exercer o pensar sobre o fazer e tentar melhorar o fazer a partir da pesquisa. A Feira dá oportunidade de desenvolvimento técnico, científico e intelectual”, afirmou.