Cetep do Sisal forma novos técnicos em Serrinha

A Rede Estadual de Educação Profissional formou mais uma turma no interior do Estado. Estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal (CETEP), em Serrinha, foram diplomados novos técnicos de nível médio em Edificações e Enfermagem na última quinta-feira (dia 10), em solenidade, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).  Ao todo, 46 jovens estão aptos para adentrar no mundo do trabalho e atender às demandas socioeconômicas e ambientais do Território de Identidade onde vivem.

Para Catiane dos Santos Pereira, 23, nova técnica em Edificações, o curso foi um passo decisivo para sua vida profissional. “Quero me qualificar mais, seguir carreira e fazer o melhor pela minha cidade. Pretendo, também, prestar vestibular para Engenharia Civil na Universidade Estadual de Feira de Santana. Posso afirmar que é um curso completo, me sinto segura e incentivo meus amigos e parentes a seguirem carreira na área, inclusive minha irmã está fazendo o 3º semestre do curso”, conta.

Simone Barbosa Barros, 19, nova técnica em Enfermagem, forma de articulação subsequente, avalia o período de aprendizado. “Amadureci muito nestes dois anos de curso. Cresci como pessoa e profissional. Me orgulho de ter feito o curso no CETEP, lá é uma família. Somos formados para valorizar o ser humano, lembrando sempre de colocar em prática o nosso conhecimento em benefício da comunidade”, disse.

Formatura– No último dia 02, o Governo do Estado formou 836 jovens e trabalhadores de Salvador e Região Metropolitana. Desde 2007, quando assumiu a Educação Profissional como política pública de Estado, o Governo ampliou em mais de 1.400% o número de vagas dos cursos técnicos de nível médio. Em 2006 eram apenas 4.016 vagas, em 2012 já são 56.604 jovens e trabalhadores matriculados. Além disso, mais 8.038 estudantes fazem qualificação profissional pelo Proeja Fundamental (Trilha Projovem Urbano e Saberes da Terra).

Para alcançar este desempenho, o Estado criou 29 Centros Territoriais de Educação Profissional e 25 Centros Estaduais de Educação Profissional, além de ampliar a oferta de cursos para 104 unidades de ensino. Ao expandir a oferta para o interior, passou de 23 municípios, em 2007, para119 municípios com cursos técnicos em 2012, abrangendo todos os 27 Territórios de Identidade. O número de cursos técnicos de nível médio ofertados passou de 15, em 2007, para 75 em 2012, em 11 Eixos Tecnológicos. Na rede, são ofertadas diferentes formas de articulação: Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, Proeja Médio, Proeja Médio e Fundamental em Regime de Alternância, Subsequente (Prosub) e Concomitante.

Notícias Relacionadas