Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Chamada pública do MEC quer identificar experiências inovadoras entre escolas e comunidades
Chamada pública do MEC quer identificar experiências inovadoras entre escolas e comunidades
Publicado em sex, 18/09/2015 - 14:36 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
O Ministério da Educação (MEC) solicitou apoio do Consed no intuito de mobilizar a participação na chamada pública para que instituições escolares e não escolares apresentem suas propostas criativas e inovadoras de educação. A relação com a comunidade é um dos temas que será pesquisado.
Participaram da reunião a assessora especial do MEC, a socióloga Helena Singer; o presidente do Consed e secretário de Educação de Santa Catarina, Eduardo Deschamps; os vices-presidentes do Conselho, Osvaldo Barreto, da Bahia; Rossieli da Silva, do Amazonas; Antônio Neto, do Rio de Janeiro; Maria Cecilia Amendola, do Mato Grosso do Sul; e os secretários Jorge Carvalho, de Sergipe; Rejane Dias, do Piauí; Haroldo Rocha, do Espírito Santo; Macaé Evaristo, de Minas Gerais; Fred Amâncio, de Pernambuco; Raquel Teixeira, do Goiás; Marco Antônio Brandão, do Acre e Herman Jacobus, de São Paulo.
Segundo a assessora especial do MEC, a socióloga Helena Singer, o objetivo do encontro foi apresentar o perfil das iniciativas, assim como a sua extensão e distribuição geográfica pelo país. “É uma chamada pública para instituições que já praticam a inovação na gestão, na metodologia, na relação com a comunidade, na articulação intersetorial para garantia dos direitos das crianças e jovens. Instituições escolares e não escolares poderão se inscrever”, afirmou a representante do MEC.
Foto: Ascom/ Consed
O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed, Eduardo Deschamps, disse que o Conselho sempre está à disposição para contribuir com a divulgação e mobilização de boas iniciativas numa busca permanente de “união de esforços, respeitando-se as características e possibilidades de cada ente federado, mas com foco numa organização baseada na cooperação federativa”, afirmou.
Afirmou ainda que o Conselho pode contribuir, especialmente, na articulação de outras iniciativas ligadas aos usos de tecnologias na educação, que sejam similares ao objetivo da chamada pública, das quais a entidade é parceira conjuntamente com instituições do terceiro setor com ações em educação a exemplo da Fundação Telefônica, do Gelp, da Fundação Lemann, do Instituto Unibanco e da Fundação Santillana entre outros.
Dentre as contribuições dos outros secretários, a secretária Macaé Evaristo, de Minas Gerais, sugeriu que o Ministério da Educação programasse uma segunda chamada pública, após a fase das escolas, com foco nas iniciativas de rede e dos arranjos educacionais, utilizando como ponto de referência o mapeamento das necessidades das escolas identificadas nesta fase vigente.
O secretário Antônio Neto, do Rio de Janeiro, também destacou que um modelo de mapeamento de iniciativas educadoras entre as redes é muito importante, mas ressaltou que “o grande desafio é como estabelecer o compartilhamento e criar efetivamente políticas públicas de educação”.
Chamada Pública
As inscrições podem ser feitas por meio do portal Inovação e Criatividade até o dia 23 de outubro. A previsão é que o resultado seja divulgado no dia 11 de dezembro. http://criatividade.mec.gov.br/
A iniciativa busca criar as bases para uma política pública que fomente a inovação e a criatividade, estimulando os colégios e organizações a colocarem em prática concepções de educação que rompam com o padrão tradicional e se desafiem a criar modelos que formem as pessoas em uma perspectiva do desenvolvimento integral.
Grupo de trabalho
A chamada pública faz parte de uma iniciativa mais ampla do MEC que visa ao fortalecimento de experiências inovadoras e criativas de educação. O ministro Renato Janine Ribeiro criou um grupo de trabalho nacional, sob a coordenação da assessora Helena Singer, composto por uma rede de escolas, universidades, centros de pesquisas e organizações da sociedade civil.
Além do grupo nacional também foram criados outros 8 grupos de trabalho regionais que, segundo Singer, reúnem ao menos 105 pessoas em todo o país. A Associação Cidade Escola Aprendiz participa do grupo de trabalho nacional e compõe a coordenação do grupo de trabalho regional de São Paulo.
Programa de Estímulo à Criatividade na Educação Básica
Objetivo: Criar as bases para uma política pública de fomento à inovação e criatividade na educação básica
Objetivos Específicos:
· Estabelecer parâmetros e referenciais em inovação e criatividade na educação básica.
· Conhecer a extensão, a distribuição geográfica e o perfil da inovação e criatividade na educação básica brasileira.
· Fortalecer as organizações educativas inovadoras e criativas.
· Ampliar o impacto das experiências inovadoras relevantes para além de seu polo inicial.
· Criar, ampliar e qualificar a demanda social por educação inovadora e criativa.
· Promover a formação de educadores abertos e qualificados para a inovação e criatividade.
· Promover a reorientação das políticas públicas de educação básica a partir do referencial da criatividade e inovação.
Fonte: Ascom/Consed
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo