Chamada pública do MEC quer identificar experiências inovadoras entre escolas e comunidades

O Ministério da Educação (MEC) solicitou apoio do Consed no intuito de mobilizar a participação na chamada pública para que instituições escolares e não escolares apresentem suas propostas criativas e inovadoras de educação. A relação com a comunidade é um dos temas que será pesquisado.

Participaram da reunião a assessora especial do MEC, a socióloga Helena Singer; o presidente do Consed e secretário de Educação de Santa Catarina, Eduardo Deschamps; os vices-presidentes do Conselho, Osvaldo Barreto, da Bahia; Rossieli da Silva, do Amazonas; Antônio Neto, do Rio de Janeiro; Maria Cecilia Amendola, do Mato Grosso do Sul; e os secretários Jorge Carvalho, de Sergipe; Rejane Dias, do Piauí; Haroldo Rocha, do Espírito Santo; Macaé Evaristo, de Minas Gerais; Fred Amâncio, de Pernambuco; Raquel Teixeira, do Goiás; Marco Antônio Brandão, do Acre e Herman Jacobus, de São Paulo.

Segundo a assessora especial do MEC, a socióloga Helena Singer, o objetivo do encontro foi apresentar o perfil das iniciativas, assim como a sua extensão e distribuição geográfica pelo país. “É uma chamada pública para instituições que já praticam a inovação na gestão, na metodologia, na relação com a comunidade, na articulação intersetorial para garantia dos direitos das crianças e jovens. Instituições escolares e não escolares poderão se inscrever”, afirmou a representante do MEC.

Foto: Ascom/ Consed

O presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed, Eduardo Deschamps, disse que o Conselho sempre está à disposição para contribuir com a divulgação e mobilização de boas iniciativas numa busca permanente de “união de esforços, respeitando-se as características e possibilidades de cada ente federado, mas com foco numa organização baseada na cooperação federativa”, afirmou.

Afirmou ainda que o Conselho pode contribuir, especialmente, na articulação de outras iniciativas ligadas aos usos de tecnologias na educação, que sejam similares ao objetivo da chamada pública, das quais a entidade é parceira conjuntamente com instituições do terceiro setor com ações em educação a exemplo da Fundação Telefônica, do Gelp, da Fundação Lemann, do Instituto Unibanco e da Fundação Santillana entre outros.

Dentre as contribuições dos outros secretários, a secretária Macaé Evaristo, de Minas Gerais, sugeriu que o Ministério da Educação programasse uma segunda chamada pública, após a fase das escolas, com foco nas iniciativas de rede e dos arranjos educacionais, utilizando como ponto de referência o mapeamento das necessidades das escolas identificadas nesta fase vigente.

O secretário Antônio Neto, do Rio de Janeiro, também destacou que um modelo de mapeamento de iniciativas educadoras entre as redes é muito importante, mas ressaltou que “o grande desafio é como estabelecer o compartilhamento e criar efetivamente políticas públicas de educação”.

Chamada Pública

As inscrições podem ser feitas por meio do portal Inovação e Criatividade até o dia 23 de outubro. A previsão é que o resultado seja divulgado no dia 11 de dezembro. http://criatividade.mec.gov.br/

A iniciativa busca criar as bases para uma política pública que fomente a inovação e a criatividade, estimulando os colégios e organizações a colocarem em prática concepções de educação que rompam com o padrão tradicional e se desafiem a criar modelos que formem as pessoas em uma perspectiva do desenvolvimento integral.

Grupo de trabalho

A chamada pública faz parte de uma iniciativa mais ampla do MEC que visa ao fortalecimento de experiências inovadoras e criativas de educação. O ministro Renato Janine Ribeiro criou um grupo de trabalho nacional, sob a coordenação da assessora Helena Singer, composto por uma rede de escolas, universidades, centros de pesquisas e organizações da sociedade civil.

Além do grupo nacional também foram criados outros 8 grupos de trabalho regionais que, segundo Singer, reúnem ao menos 105 pessoas em todo o país. A Associação Cidade Escola Aprendiz participa do grupo de trabalho nacional e compõe a coordenação do grupo de trabalho regional de São Paulo.

Programa de Estímulo à Criatividade na Educação Básica

Objetivo: Criar as bases para uma política pública de fomento à inovação e criatividade na educação básica

Objetivos Específicos:

·  Estabelecer parâmetros e referenciais em inovação e criatividade na educação básica.

·  Conhecer a extensão, a distribuição geográfica e o perfil da inovação e criatividade na educação básica brasileira.

·  Fortalecer as organizações educativas inovadoras e criativas.

·  Ampliar o impacto das experiências inovadoras relevantes para além de seu polo inicial.

·  Criar, ampliar e qualificar a demanda social por educação inovadora e criativa.

·  Promover a formação de educadores abertos e qualificados para a inovação e criatividade.

·  Promover a reorientação das políticas públicas de educação básica a partir do referencial da criatividade e inovação.

Fonte: Ascom/Consed