Cineasta Betse de Paula é convidada do programa de estreia da nova temporada de Estação do Saber – Conexões

Palavras-chave:
O programa Estação do Saber – Conexões abriu a sua nova temporada, nesta sexta-feira (4), tendo como tema “O cinema, uma história”, com a cineasta Betse de Paula. O encontro, gravado no município de Itororó, foi transmitido pelo Canal do Youtube e pode ser conferido clicando aqui. A iniciativa é uma realização dos Complexos Integrados de Educação (CIEs), unidades escolares da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC).
 
A cineasta carioca foi entrevistada pelo cantor Netinho do Forró, na Fazenda Cabana da Ponte, em Itororó, município baiano fundado pelo seu bisavô Coronel João Borges. A abertura do programa coube ao coordenador de Articulação entre Educação Superior e Educação Básica para os CIEs, Robson Costa, que apresentou Betse de Paula, uma importante diretora do cinema brasileiro. “A premiada diretora relatou, ao longo do programa, a sua trajetória artística, destacando as diversas fases do cinema brasileiro”.
 
Cineasta, produtora e roteirista premiada, Betse de Paula tem uma carreira de destaque no cinema brasileiro como ficcionista, em comédias românticas como “O casamento de Louise e Celeste”, e como documentarista, com trabalhos a exemplo de “Revelando Sebastião Salgado”. A diretora, que é filha do cineasta Zelito Viana, sobrinha do humorista Chico Anysio e irmã do ator Marcos Palmeira, começou como assistente de direção, produção e montagem em longas-metragens, entre os quais “O Homem da capa preta”, de Sérgio Rezende.  Além de contar a sua trajetória cinematográfica, Betse opinou sobre o futuro da sétima arte. “Acredito que o cinema estará mais ligado às novas plataformas e as salas estarão mais voltadas aos festivais, já que as pessoas passam a frenquentar menos os locais de exibição”.
 
Dia Internacional da Mulher - Na próxima terça-feira (8), às 16h, o programa Conexões – Estações do Saber fará uma homenagem às mulheres, em uma transmissão ao vivo, diretamente de Juazeiro, através do canal do YouTube (@estaçãodosaberconexões). A edição trará conteúdos sobre a história e a importância do empoderamento feminino com a participação de convidados como Joana Guimarães e Dodi Leal; além de entrevista com a Deusa do Ébano do Ilê Aiyê e matérias voltadas ao protagonismo feminino em diferentes campos. Os estudantes da rede estadual participarão do debate com os convidados, buscando o desenvolvimento do saber crítico e a construção coletiva da educação integrada.
 

Notícias Relacionadas