Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › CJCC elabora projeto de acolhimento psicológico para a comunidade escolar no período de isolamento
CJCC elabora projeto de acolhimento psicológico para a comunidade escolar no período de isolamento
Publicado em sab, 04/04/2020 - 13:07 por Ascom/SEC
Palavras-chave:
Fotos: divulgação
A vice-diretora do CJCC e uma das coordenadoras do projeto, Luciara Pereira da Silva Furtuozo, ressalta que as competências socioemocionais estão presentes entre os pilares que norteiam a Base Nacional Comum Curriculares (BNCC) e estão sempre na pauta de discussões e ações propostas nas atividades realizadas no Centro Juvenil de Jequie. “Geralmente, há uma tendência em polarizar os cuidados com a saúde física e minimizar a saúde mental e em tempos de lockdown isso fica mais evidente. O projeto tem a proposta, portanto, de dar acolhimento através de dicas a professores e estudantes, bate papo e terapia breve para enfrentarmos o isolamento social com mais leveza, e menos ansiedade".
As psicoterapeutas Aissi Braga de Oliveira e Elenita Brito Aragão, mediadoras da primeira reunião on-line, explicam que o projeto irá ampliar de forma gradativa para professores, funcionários, estudantes e, em seguida, comunidade externa. “A priori, pensamos em acessar nossa comunidade escolar e ajudar a enfrentar este momento difícil que estamos vivenciando com mais leveza e solidariedade”, explica Aissi. “Contudo, esta atividade pode ser realizada em qualquer espaço e em qualquer momento”, pontua Aissi.
Temas discutidos
Durante a primeira reunião, Elenita Brito discorreu sobre o momento atual e as implicações para a saúde mental, como a baixa produção de certos neurotransmissores, causando um desequilíbrio químico no celebro. A psicoterapeuta também fez a indicação de leitura do livro "Ansiedade - como enfrentar o mal do século”, de Augusto Cury. Já A colega Aissi abordou sobre a Base Nacional Comum Curriculares, competência emocional e como lidar com a ansiedade, bem como indicou a leitura do livro “Byung chul han - Sociedade do cansaço”.
Durante a primeira reunião, Elenita Brito discorreu sobre o momento atual e as implicações para a saúde mental, como a baixa produção de certos neurotransmissores, causando um desequilíbrio químico no celebro. A psicoterapeuta também fez a indicação de leitura do livro "Ansiedade - como enfrentar o mal do século”, de Augusto Cury. Já A colega Aissi abordou sobre a Base Nacional Comum Curriculares, competência emocional e como lidar com a ansiedade, bem como indicou a leitura do livro “Byung chul han - Sociedade do cansaço”.
Também participaram do encontro a psicóloga baiana Grazielle Maia Maciel, que falou sobre como cuidar da saúde mental, e a neuropsicopedagoga paulista Maria Gessilene Santos Chaves de Souza, que abordou sobre como tratar das questões emocionais dos professores para saberem lidar com os estudantes no período pós isolamento social.
Sobre os CJCC
Voltados aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. O objetivo das unidades – localizadas em Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras, Itabuna, Jequié e Feira de Santana – é cumprir um papel de extensão em relação à educação formal e ampliar o acesso de estudantes baianos às temáticas culturais e científicas modernas. O CJCC oferece diversas atividades culturais e de acesso ao conhecimento científico, como cursos, eventos e oficinas.
Voltados aos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, os Centros Juvenis de Ciência e Cultura (CJCC) são uma iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia para promover a ampliação da jornada escolar e a diversificação do currículo dos estudantes. O objetivo das unidades – localizadas em Salvador, Senhor do Bonfim, Vitória da Conquista, Barreiras, Itabuna, Jequié e Feira de Santana – é cumprir um papel de extensão em relação à educação formal e ampliar o acesso de estudantes baianos às temáticas culturais e científicas modernas. O CJCC oferece diversas atividades culturais e de acesso ao conhecimento científico, como cursos, eventos e oficinas.
Suspensão das aulas
Em função da situação de emergência de Saúde Pública provocada pelo Coronavírus, as aulas foram suspensas em toda a Bahia por 30 dias, conforme decretos nº 19.529/2020, de 16 de março de 2020, e nº 19.542/2020, de 18 de março de 2020, do Governo do Estado. A reposição das aulas dos 21 dias letivos englobados nos decretos será realizada na rede estadual de ensino. A redefinição do calendário escolar está sendo discutida com as diferentes representações da Educação Básica e do Ensino Superior.
Em função da situação de emergência de Saúde Pública provocada pelo Coronavírus, as aulas foram suspensas em toda a Bahia por 30 dias, conforme decretos nº 19.529/2020, de 16 de março de 2020, e nº 19.542/2020, de 18 de março de 2020, do Governo do Estado. A reposição das aulas dos 21 dias letivos englobados nos decretos será realizada na rede estadual de ensino. A redefinição do calendário escolar está sendo discutida com as diferentes representações da Educação Básica e do Ensino Superior.
Notícias Relacionadas
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro