Colégio Central comemora festejos juninos com projeto interdisciplinar

Em todo o Nordeste do Brasil já é São João e, para festejar o mês no qual são comemorados os dias de Santo Antônio, São João e São Pedro, as escolas da rede estadual planejam uma programação diversificada. No Colégio Estadual da Bahia (Central), os estudantes alinharam os festejos ao conteúdo pedagógico para a realização de um projeto interdisciplinar sobre as festas. O resultado da pesquisa realizada pelos estudantes foi apresentado nesta sexta-feira (14/06).

Fotos: Divulgação

A proposta da professora de filosofia, Rute da Silva Lima, foi apresentar aspectos da cultura nordestina, estimular o desenvolvimento de habilidades e o trabalho em grupo. “Vivemos um momento de mercantilização da nossa cultura. É importante apresentar para os estudantes os aspectos dessas festas características da nossa região, para que eles possam compreender os valores existentes nas danças, nas músicas, nas brincadeiras e nas superstições presentes no período junino. Além disso, a atividade contribuiu para o desenvolvimento de habilidades de trabalho em grupo, investigação, análise crítica e organização”, avalia.

Escola Parque se prepara para festejar o São João > Confira as fotos

Divididas em grupos, as turmas pesquisaram os temas relacionados às festas e também à história dos municípios baianos que se destacam no período junino, como Senhor do Bonfim, Cruz das Almas e Amargosa. “Antes de começar a pesquisa, só sabíamos que Senhor do Bonfim era a capital baiana do forró, agora a gente sabe um pouco mais da população e da história do município, que foi a maior curiosidade da turma,” afirma a estudante do 3º ano do ensino médio, Érica Damasceno Santos.

Para Amanda Oliveira dos Anjos Silva, o maior aprendizado do projeto foi a habilidade de trabalhar em grupo. “Todo mundo contribuiu para a festa, até alguns familiares. Aprendemos a trabalhar em grupo de forma divertida”, conta a adolescente, estudante do 1º ano do ensino médio. Segundo ela, a brincadeira junina que mais chamou a sua atenção foi o compadrio, “Ao dar as mãos e saltar a fogueira, as pessoas fazem um laço de fraternidade que fica para a vida inteira”, descreve a brincadeira.

Como não podia ser diferente, a festa terminou em quadrilha e forró. A atividade foi encerrada com apresentações de danças típicas e o arrasta-pé da banda Coração Zabumbeiro, com seu triângulo, zabumba e sanfona.

Fotos: Divulgação

Interdisciplinaridade e avaliação – Os estudantes mergulharam no universo dos festejos juninos para pesquisar as danças típicas, comidas, músicas, lendas, superstições, símbolos, santos e outros aspectos de forma interdisciplinar. Enquanto na disciplina de filosofia o foco era a origem das comidas, por exemplo, em biologia a abordagem estava dirigida para o valor nutricional dos alimentos. “Aproveitamos os festejos juninos para intercalar com as atividades pedagógicas. Possibilitamos uma aproximação dos professores com os estudantes para que o aprendizado aconteça de modo lúdico”, explica o diretor do Central, Cleber Antônio da Silva Azevedo.

Envolvidos no projeto, os professores das disciplinas filosofia, artes, biologia, educação física, sociologia, história, geografia, inglês, português e química irão avaliar os estudantes e estes também irão se autoavaliar com base em quesitos, como interesse, criatividade, pesquisa, empenho, recursos e participação. “Atividades desse tipo movimentam a escola, promove a integração e atribui importância ao estudante, pois ele avalia a sua própria participação”, conclui a professora Rute da Silva Lima.