Colégio de Itabuna promove reuniões para estreitar a parceria entre escola e família

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Fotos: Divulgação
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Com o objetivo de estreitar cada vez mais a relação entre escola e família, visando a melhoria do rendimento escolar, a equipe gestora do Colégio Estadual de Itabuna, situado no Sul do Estado da Bahia, vem realizando encontros com os pais durante toda esta semana. As reuniões – que começaram na segunda-feira (6/3) e se estendem até esta sexta (10/3) – envolvem os pais e responsáveis de alunos das 35 turmas do Colégio, totalizando 2.100 estudantes, nos três turnos.
 
Durante os encontros, realizados por séries, as famílias têm o conhecimento sobre o trabalho pedagógico que está sendo desenvolvido ao longo de 2017. Ao mesmo tempo, explica a diretora da unidade escolar, Adriana Oliveira, os encontros foram preparados om o objetivo de conscientizá-los sobre a importância da participação das famílias para um melhor desempenho escolar dos seus filhos.
 
“É um momento destinado, sobretudo, para ouvirmos a família e convidá-la para caminharem com a gente nesse processo educativo. Quando o pai e a mãe se fazem presentes, acompanhando a vida escolar do seu filho, vivenciando a escola, os bons resultados são observados no rendimento do aluno, no bom andamento das atividades, e claro, na satisfação dos professores em obter o retorno esperado. Logo, é imprescindível que a comunidade escolar – pais, alunos, professores, gestão, coordenação pedagógica e demais funcionários – esteja sempre engajada no processo educativo, a fim de solucionar os problemas inerentes à vida escolar e promover uma Educação de qualidade”, destaca a gestora.
 
Presença da família
Os pais e responsáveis atenderam ao chamado da direção da escola e compareceram com orgulho e determinação às primeiras reuniões. “Eu, que também sou professora, constato o quanto é importante a aproximação da família com a escola, porque o acompanhamento dos pais é uma garantia de aprendizagem do seu filho. Aqueles estudantes que os pais acompanham de perto o seu desenvolvimento escolar, geralmente são bem-sucedidos e, dificilmente, dão trabalho na escola”, avalia Guilherma Alves, mãe da aluna Gláucia Reis Alves, 6º ano.
 
Pela mesma motivação, o senhor Joselito Menezes, pai do aluno João Marcos Santos, também do 6º ano do Ensino Fundamental, disse que faz questão de participar da vida escolar do filho. “A reunião é importante para que a gente fique sabendo como estão se desenvolvendo os nossos filhos dentro da sala de aula. A gente conhece os nossos filhos e sabemos o que estão fazendo em casa, mas na escola não. Então, se a gente acompanha de perto, junto aos diretores e professores, vemos se estão brincando muito ou se estão prestando a atenção nas aulas e, assim, poderemos ajudá-lo a melhorar”, diz.
 
A mãe da aluna Rayssa Arcanjo, 6º ano, Daniele Santos, também acredita que o acompanhamento dos responsáveis estimula os filhos a serem mais comprometidos com a escola: “É importante estarmos sempre presentes na vida escolar dos nossos filhos. Com isso, tomamos conhecimento sobre o planejamento escolar para o ano letivo, sobre as dificuldades que eles venham a ter e, com isso, podemos contribuir para que eles busquem ajuda e melhorem o seu rendimento”. Dona Rosimere Santana, mãe de David Lima Santana, 6º ano, também comenta: “Depende muito dele querer aprender, ganhar conhecimentos, mas a nossa presença, incentivando sempre, não tenho dúvidas, ajuda bastante no processo de ensino e aprendizagem”, afirma.
 
A diretora da escola afirma que o objetivo de fazer com que pais, mães e demais responsáveis dialoguem com a escola foi, de fato, conquistado. “A gente conseguiu atrair as famílias para dentro da unidade, onde obtiveram informações e aconselhamentos com os professores e a nossa equipe gestora sobre a rotina escolar dos seus filhos. É importante que a família tenha conhecimento, por exemplo, sobre o regimento escolar, a divisão dos conteúdos por unidades, que agora serão três e não mais quatro, entre outros assuntos pertinentes à vida escolar. Com esse pertencimento, os pais se sentem estimulados no acompanhamento da vida escolar de seus filhos”, conclui a gestora.

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