Colégio de Morro do Chapéu promove dia de integração com a família

O Colégio Estadual Edgar Dourado Lima, localizado no povoado de Fedegoso, a 50 km da sede do município Morro do Chapéu, realizará, sexta-feira (27/09), a segunda edição do Dia D da Família. O evento objetiva promover a integração de pais e responsáveis dos estudantes junto à instituição escolar, ressaltando o lema da Secretaria da Educação do Estado da Bahia: Todos pela Escola, que visa uma educação e uma escola pública de qualidade, a partir do envolvimento da família e da comunidade de um modo geral.

Será um dia de festa, segundo o diretor da unidade Edson Gonçalvez. "Promovemos o Dia D da Família para trazer os pais para dentro da escola, mostrando a eles a importância de viver a instituição, de acompanhar a vida dos seus filhos e o seu desempenho escolar”, afirma. Como a maioria dos pais vive na zona rural, trabalhando na agricultura, o diretor acredita que o evento estreita a relação entre pais, responsáveis e estudantes. “Já promovemos isso aos sábados e domingos, quando abrimos a escola e desenvolvemos atividades, a exemplo das oficinas de rádio escola e percussão, dentro do programa Mais Educação”, completa o gestor.

Uma ampla programação será desenvolvida e começa cedo, às 6h, com a alvorada pelas ruas de Fedegoso. Quem estiver dormindo, certamente será acordado pela queima de fogos e pelo som dos alunos da oficina de percussão, do Programa Mais Educação. Eles percorrerão o povoado convidado a todos para o Dia da Família na Escola onde, em seguida, será servido um café da manhã.

Palestras, oficinas, apresentações teatrais também serão realizadas durante o dia. A diretora da Direc 16, Audacy Requião, por exemplo, falará, sobre a importância da família na Escola. Durante o evento, serão apresentados uma peça teatral, com o grupo Encenações, de Morro do Chapéu, e o Festival de Música para a 3ª idade. Alunos da oficina de música do programa Mais Educação também irão interpretar canções do repertório de Pixinguinha, Dalva de Oliveira, Herivelto Martins, Roberto Carlos, Nelson Gonçalves e Cartola, entre outros símbolos da música popular brasileira. Um estande da Saúde será instalado na escola, onde funcionários do Programa de Saúde na Família (PSF) irão realizar atendimentos básicos, como aferição de pressão arterial.

Os estudantes comemoram a possibilidade da vivência com a família na escolar. “É um evento muito importante porque aproxima a família da escola. Minha mãe participa sempre do meu dia a dia aqui na escola, quer saber como eu estou indo nas disciplinas, e isso ajuda no meu desenvolvimento”, diz Kaliane Silva dos Santos, 12 anos, 6ª série. A colega Ana Flávia Souza Barberino, 14 anos, 8ª série, também valoriza a iniciativa. “Meus pais participam direta e indiretamente do meu dia a dia no colégio e eu acho isso importante porque contribui para que eu seja uma boa aluna”.

A coordenadora do Dia D da Família, professora Lúcia França, ressalta que a realização de “atividades de congraçamento entre escola, pais, estudantes e funcionários em geral ajuda a manter viva a chama do interesse coletivo de desenvolver um ensino de qualidade. À medida que as pessoas conhecem o trabalho que é feito na instituição, mais se preocupa em valorizá-la e cuidar dela, incentivando esse sentimento entre seus filhos, que são os estudantes da unidade”, avalia.

O Colégio Estadual Edgar Dourado Lima possui 420 alunos matriculados, funcionando nos três turnos e atendendo as séries finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Boletim Online – Uma das iniciativas adotadas pela Secretaria da Educação para que os pais acompanhem a vida escolar dos filhos é o Boletim Online, visualizando as notas por unidade.