Colégio de Tanhaçu é exemplo em práticas educativas

Fazer do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães (CEACM), no município de Tanhaçu-BA, uma escola “viva, lúdica e com mais aprendizado” é um projeto que vem sendo abraçado por estudantes, professores e direção da instituição. A proposta da atual direção da unidade é associar conteúdo programático com práticas educativas, culturais e recreativas, visando à qualidade de ensino, lazer e sociabilização. Assim, ao longo dos últimos dois anos, a unidade vem sendo pontuada pelo antes e depois da reforma de sua estrutura pedagógica e física.

“Nosso colégio é comprometido com o currículo escolar e a realidade sociocultural dos estudantes e da população local. Talvez por isso vem se tornando uma referência de educação na modalidade de ensino médio do estado da Bahia”,  considera o diretor Luciano César Duarte Oliveira.

O CEACM computou, este ano, 12 aprovações nas principais universidades do país, em cursos que vão das engenharias às licenciaturas. Somando aos aprovados em 2010, já são mais de 30 alunos selecionados nos vestibulares. “O reforço do cursinho pré-vestibular Universidade para Todos foi muito importante e contribuiu para essas conquistas”, avalia o diretor.

O foco da direção do colégio, em 2011, foi dar continuiade às práticas educativas, culturais e recreativas, iniciadas em 2009. Atividades como campeonatos de futsal (masculino e feminino) e projetos como Madrugada Esportiva, Festival da Canção Estudantil (Face), Tempo de Arte Literária (Tal), Arte Visual Estudantil (Ave), jogos estudantis, jantar do Dia das Mães, festa de São João, gincana cultural e festa de conclusão de curso já fazem parte do calendário escolar.

Arraiá do CEACM – Com a aproximação do São João, a comunidade escolar e os moradores do bairro de Jurema, onde se localiza o CEACM, estão mobilizados em torno da produção do arraiá CEACM no Cangaço, como foi batizada a tradicional festa da escola, este ano. O evento acontece dia 18 de junho.

“Trabalhamos na festa os conteúdos estudados em sala de aula sobre cultura nordestina, como literatura de cordel, coronelismo, cangaço, Lampião”, ressalta o diretor Luciano César. O tradicional forró do CEACM, que abre o ciclo de festas juninas de Tanhaçu, tem como ponto alto a apresentação da quadrilha temática que, este ano, terá os participantes vestidos de Lampião e Maria Bonita.

Infraestrutura – “Não medimos esforços para deixar o colégio mais bonito, mais seguro e mais agradável. Para isso, caprichamos na estética, renovando os canteiros dos pátios, plantando grama e palmeiras”, contou o diretor. Na parte externa, foram instalados bancos e implementado um projeto paisagístico com plantas ornamentais. O prédio recebeu pintura no piso da entrada e o muro frontal recebeu uma nova pintura.

O êxito do trabalho, considera Luciano César, é resultado de um sistema de crenças, no qual a ética e a cidadania são bases para a consolidalção de um novo perfil educacional, . “Nele, está inserido o acordo não só como é a escola, mas também como se quer que ela seja. Aqui é o lugar mágico da cidade, o lugar das inspirações, das transformações, da autoformação.