Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Colégio de Tanhaçu é exemplo em práticas educativas
Fazer do Colégio Estadual Antônio Carlos Magalhães (CEACM), no município de Tanhaçu-BA, uma escola “viva, lúdica e com mais aprendizado” é um projeto que vem sendo abraçado por estudantes, professores e direção da instituição. A proposta da atual direção da unidade é associar conteúdo programático com práticas educativas, culturais e recreativas, visando à qualidade de ensino, lazer e sociabilização. Assim, ao longo dos últimos dois anos, a unidade vem sendo pontuada pelo antes e depois da reforma de sua estrutura pedagógica e física.
“Nosso colégio é comprometido com o currículo escolar e a realidade sociocultural dos estudantes e da população local. Talvez por isso vem se tornando uma referência de educação na modalidade de ensino médio do estado da Bahia”, considera o diretor Luciano César Duarte Oliveira.
O CEACM computou, este ano, 12 aprovações nas principais universidades do país, em cursos que vão das engenharias às licenciaturas. Somando aos aprovados em 2010, já são mais de 30 alunos selecionados nos vestibulares. “O reforço do cursinho pré-vestibular Universidade para Todos foi muito importante e contribuiu para essas conquistas”, avalia o diretor.
O foco da direção do colégio, em 2011, foi dar continuiade às práticas educativas, culturais e recreativas, iniciadas em 2009. Atividades como campeonatos de futsal (masculino e feminino) e projetos como Madrugada Esportiva, Festival da Canção Estudantil (Face), Tempo de Arte Literária (Tal), Arte Visual Estudantil (Ave), jogos estudantis, jantar do Dia das Mães, festa de São João, gincana cultural e festa de conclusão de curso já fazem parte do calendário escolar.
Arraiá do CEACM – Com a aproximação do São João, a comunidade escolar e os moradores do bairro de Jurema, onde se localiza o CEACM, estão mobilizados em torno da produção do arraiá CEACM no Cangaço, como foi batizada a tradicional festa da escola, este ano. O evento acontece dia 18 de junho.
“Trabalhamos na festa os conteúdos estudados em sala de aula sobre cultura nordestina, como literatura de cordel, coronelismo, cangaço, Lampião”, ressalta o diretor Luciano César. O tradicional forró do CEACM, que abre o ciclo de festas juninas de Tanhaçu, tem como ponto alto a apresentação da quadrilha temática que, este ano, terá os participantes vestidos de Lampião e Maria Bonita.
Infraestrutura – “Não medimos esforços para deixar o colégio mais bonito, mais seguro e mais agradável. Para isso, caprichamos na estética, renovando os canteiros dos pátios, plantando grama e palmeiras”, contou o diretor. Na parte externa, foram instalados bancos e implementado um projeto paisagístico com plantas ornamentais. O prédio recebeu pintura no piso da entrada e o muro frontal recebeu uma nova pintura.
O êxito do trabalho, considera Luciano César, é resultado de um sistema de crenças, no qual a ética e a cidadania são bases para a consolidalção de um novo perfil educacional, . “Nele, está inserido o acordo não só como é a escola, mas também como se quer que ela seja. Aqui é o lugar mágico da cidade, o lugar das inspirações, das transformações, da autoformação.
Notícias Relacionadas
-
Secretaria realiza segunda chamada de avaliações do Curso de Gestão Escolar
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo