Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Colégio é um dos 18 melhores do mundo em gestão democrática
Colégio é um dos 18 melhores do mundo em gestão democrática
Publicado em qua, 10/08/2016 - 11:17 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
O Colégio Democrático Rômulo Galvão, no município baiano de Elísio Medrado, é uma das 18 unidades escolares de várias partes do mundo, como Espanha, Itália, Argentina e Índia, escolhida como experiência exitosa de gestão democrática e protagonismo estudantil. A seleção foi realizada pelo Centro de Referências em Educação Integral, ligado à ONG Associação Cidade Escola Aprendiz, com o apoio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
O maior benefício da implementação de uma gestão democrática, garantem os próprios estudantes, é o engajamento de toda a comunidade escolar e, consequentemente, a melhoria no processo de ensino e aprendizagem. “Aqui, realmente, a gestão é democrática. Todos têm poder de decisão. Nós, alunos, temos voz, somos chamados a opinar o tempo inteiro sobre qualquer projeto. O maior ganho é que a gente se sente mais integrado ao ambiente escolar e com mais interesse em aprender os conteúdos do currículo”, relata o líder de clase e membro do Colegiado Escolar, Gustavo Lousado, 17 anos, 3º ano.
Fotos: Acervo pessoal
A estudante e líder de classe Mileide Santos, 16, 2º ano, compartilha a mesma opinião do colega: “Os alunos do Rômulo se sentem livres para opinar o que deve ser feito para melhorar a infraestrutura da escola ou a qualidade do ensino. Os gestores estão sempre atentos às nossas reivindicações e, com isso, nos sentimos mais estimulados e importantes. Isto acaba influenciando no nosso rendimento escolar porque nos sentimos mais envolvidos, fazendo parte da construção de um processo de ensino e aprendizagem que envolve toda a comunidade”.
Gestão democrática – No Colégio Estadual Democrático Rômulo Galvão, a direção, coordenação e todas as pessoas que participam da gestão escolar são escolhidas por meio de votação, com a participação de professores, estudantes e funcionários, conforme o diretor Ivanildo Silva. No dia a dia, destaca, a gestão democrática é consolidada com a integração da comunidade escolar na tomada de decisão de todas as ações e projetos desenvolvidos na escola, visando contribuir para a formulação, implementação e aprimoramento de políticas públicas de Educação Integral.
O gestor reforça que a autonomia dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem e no cotidiano da vida escolar é fortalecem a Educação. “No nosso colégio, os estudantes e os professores são avaliados igualmente a partir de um formulário que aplicamos. Isto ajuda a melhorar a relação das duas partes em sala de aula, dentro da nossa proposta de gestão democrática. E termos sido reconhecidos, entre outras tantas escolas de diferentes localidades do país e de outros continentes, pela gestão democrática e pelo protagonismo juvenil, é a prova de que o trabalho coletivo e democrático que fazemos está no caminho certo”, relata.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga resultado dos projetos científicos que participarão da etapa estadual do Encontro Estudantil
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo
-
Uneb firma parceria com Campanha Natal sem Fome e inaugura postos de arrecadação em 27 cidades baianas