Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Colégio em Conquista supera meta do IDEB e reforça empenho para o ingresso dos estudantes no Ensino Superior
Colégio em Conquista supera meta do IDEB e reforça empenho para o ingresso dos estudantes no Ensino Superior
Publicado em sex, 25/09/2020 - 14:41 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
Luan, que agora segue seu caminho no Ensino Superior, fez questão de enaltecer a base que obteve nos seus anos de estudo no colégio estadual. “Fui muito feliz em toda a minha trajetória de estudos no Modelo, pois é um colégio acolhedor e que sempre teve o compromisso de proporcionar o melhor para todos. Sem dúvidas, o bom desempenho no IDEB é fruto do belíssimo trabalho de todos os professores e funcionários que se empenham ao máximo para fazer do Modelo um dos melhores colégios da cidade”, avaliou.
O Colégio, fundado em 1999, oferta o Ensino Médio integral e possui, atualmente, 515 estudantes matriculados. O diretor Ademario Sousa falou sobre os projetos pedagógicos desenvolvidos e destacou o significado deste resultado para a comunidade escolar. "O colégio vem, nos últimos anos, realizando um trabalho pedagógico voltado para a leitura e interpretação textual, bem como explicitando para os estudantes a importância das avaliações externas desenvolvidas nas atividades escolares diárias. Vale ressaltar o apoio da gestão administrativa e da Coordenação Pedagógica, que foi fundamental para a melhoria dos índices avaliativos. Também temos trabalhado de forma intensa para que os nossos estudantes alcancem êxito no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e nos vestibulares, através de simulados e aulões. Neste momento de pandemia, estamos desenvolvendo aulas on-line para os estudantes do 3º ano, abordando os conteúdos que têm mais caído nas últimas edições do ENEM".
A articuladora do Programa de Educação Integral (PROEI) do colégio, Juci Cardoso, comemorou o desempenho da escola no IDEB. "Este resultado é fruto do empenho de toda a equipe: gestores, coordenadores pedagógicos e de articulação e professores. Mas lógico que não podemos deixar despercebido o interesse do estudante. O nosso atual resultado deixou a equipe do colégio muito feliz e provocada para a evolução, pois não tenho dúvidas de que podemos ainda mais", disse.
Sobre o IDEB – O IDEB foi criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. No Ensino Médio, a rede estadual de ensino saltou de 2,7 (2017) para 3,2 (2019). Este foi o melhor IDEB alcançado pela rede desde que o índice foi instituído, em 2007. Em termos relativos, percentuais, o IDEB da Bahia cresceu 18,5%, sendo o segundo maior crescimento do país. A Bahia também é um dos oito estados com aumento maior do IDEB, 0,5, maior do que a média nacional, que foi de 0,4.
O avanço também foi constatado nos ensinos Fundamental I e II da rede pública que possuem ofertas pelas redes estadual e municipais. O IDEB demonstrou que no Ensino Fundamental I (do 1º ao 5° ano) houve um crescimento de 4,7 (2017) para 4,9 (2019) e no Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) o desempenho foi ainda melhor, avançando de 3,4 (2017) para 3,8 (2019).
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira