Colégio em Conquista supera meta do IDEB e reforça empenho para o ingresso dos estudantes no Ensino Superior

Gratidão, saudade e felicidade definem o que o estudante Luan Matos, 18, sente pelo Colégio Modelo de Vitória da Conquista (518 km de Salvador), onde concluiu os estudos em 2019. “Sou grato pela base que tive e que me ajudou a concretizar o sonho de entrar na universidade”, afirmou o jovem aprovado em Ciências Biológicas, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), e em Agronomia, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). A unidade escolar está entre as que ultrapassaram a meta nacional de 4.3 para o Ensino Médio, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2019, com a conquista da pontuação de 4.7.

Luan, que agora segue seu caminho no Ensino Superior, fez questão de enaltecer a base que obteve nos seus anos de estudo no colégio estadual. “Fui muito feliz em toda a minha trajetória de estudos no Modelo, pois é um colégio acolhedor e que sempre teve o compromisso de proporcionar o melhor para todos. Sem dúvidas, o bom desempenho no IDEB é fruto do belíssimo trabalho de todos os professores e funcionários que se empenham ao máximo para fazer do Modelo um dos melhores colégios da cidade”, avaliou.

O Colégio, fundado em 1999, oferta o Ensino Médio integral e possui, atualmente, 515 estudantes matriculados. O diretor Ademario Sousa falou sobre os projetos pedagógicos desenvolvidos e destacou o significado deste resultado para a comunidade escolar. "O colégio vem, nos últimos anos, realizando um trabalho pedagógico voltado para a leitura e interpretação textual, bem como explicitando para os estudantes a importância das avaliações externas desenvolvidas nas atividades escolares diárias. Vale ressaltar o apoio da gestão administrativa e da Coordenação Pedagógica, que foi fundamental para a melhoria dos índices avaliativos. Também temos trabalhado de forma intensa para que os nossos estudantes alcancem êxito no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e nos vestibulares, através de simulados e aulões. Neste momento de pandemia, estamos desenvolvendo aulas on-line para os estudantes do 3º ano, abordando os conteúdos que têm mais caído nas últimas edições do ENEM".

A articuladora do Programa de Educação Integral (PROEI) do colégio, Juci Cardoso, comemorou o desempenho da escola no IDEB. "Este resultado é fruto do empenho de toda a equipe: gestores, coordenadores pedagógicos e de articulação e professores. Mas lógico que não podemos deixar despercebido o interesse do estudante. O nosso atual resultado deixou a equipe do colégio muito feliz e provocada para a evolução, pois não tenho dúvidas de que podemos ainda mais", disse.

Sobre o IDEB – O IDEB foi criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. No Ensino Médio, a rede estadual de ensino saltou de 2,7 (2017) para 3,2 (2019). Este foi o melhor IDEB alcançado pela rede desde que o índice foi instituído, em 2007. Em termos relativos, percentuais, o IDEB da Bahia cresceu 18,5%, sendo o segundo maior crescimento do país. A Bahia também é um dos oito estados com aumento maior do IDEB, 0,5, maior do que a média nacional, que foi de 0,4.

O avanço também foi constatado nos ensinos Fundamental I e II da rede pública que possuem ofertas pelas redes estadual e municipais. O IDEB demonstrou que no Ensino Fundamental I (do 1º ao 5° ano) houve um crescimento de 4,7 (2017) para 4,9 (2019) e no Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) o desempenho foi ainda melhor, avançando de 3,4 (2017) para 3,8 (2019).