Colégio em Mata de São João é premiado por projeto de horta orgânica

Palavras-chave:
Foto: acervo pesoal


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cerca de onze escolas da rede pública participaram, nesta quarta-feira (26/08), da premiação do Projeto Horta nas Escolas, do Instituto Imbassaí, que promove ações sociais para o desenvolvimento do Litoral Norte. O evento ocorreu no Colégio Estadual Alaor Coutinho, em Mata de São João, que recebeu o prêmio de “Horta Modelo”, servindo de referência para as demais participantes. O projeto busca incentivar a alimentação saudável e sustentável, além de motivar o uso de produtos da agricultura familiar.
 
“A partir de um trabalho na escola, percebemos que os alunos demandavam pela criação de uma horta orgânica. Na mesma época, conhecemos o trabalho do Instituto e nos inscrevemos para participarmos. Agora temos a satisfação de sermos reconhecidos como Horta Modelo”, explicou a diretora Maria do Socorro Silva, do Colégio Estadual Alaor Coutinho.

"Temos a satisfação de sermos reconhecidos como Horta Modelo”, diretora Maria do Socorro Silva

O resultado da produção é utilizado na alimentação escolar, e o excedente vendido à comunidade escolar numa feirinha orgânica na própria unidade. Os recursos arrecadados são investidos em produtos usados na horta. “Primeiro selecionamos os alunos que têm afinidade com a terra, formando o Clube da Horta. Então, começamos a preparar todo o processo de plantação, além de definirmos o que cultivaríamos. Atualmente, a nossa horta produz couve, coentro, alface, rúcula, beterraba, mamão, aipim e também um cantinho com ervas medicinais”, destacou a professora e coordenadora do projeto na escola, Eliana Rangel.
 
Ao todo, dez estudantes participam do Clube da Horta, mas sempre contam com ajuda voluntária de outros colegas. “É muito importante o trabalho, porque podemos oferecer uma comida saudável, deixando de lado os produtos industrializados. Também criamos uma organização entre os participantes para definirmos as funções para o dia de adubar, plantar e molhar a horta”, conta a estudante do 3º ano, Vitória Gabriele Pessoa.

 

 

Aproveitando o aprendizado na escola, a estudante do 3º ano, Ilanda Tavares, fez uma horta no quintal de casa. “Há bastante tempo eu tinha curiosidade em conhecer o processo de plantio para poder utilizá-lo em casa. O que produzo em casa, como coentro, cebolinha, erva doce e beterraba, acaba sendo consumido por toda a família”, afirma.
 
Com cinco anos, o projeto Horta nas Escolas promove, além da implantação da horta, o apoio na manutenção.  “Temos técnicos agrícolas que percorrem as escolas participantes, mas é bom ressaltar que a horta é da escola e que, a cada dia, percebemos um maior interesse na participação dos estudantes e diretores”, afirma Francisco de Oliveira, diretor-superintendente do Instituto Imbassaí.
 

 

 

Notícias Relacionadas