Colégio em Paripe recebe visita da governadora em exercício e surpreende pela estrutura e qualidade do ensino

Estudantes do Colégio Estadual de Tempo Integral Barros Barreto, no bairro de Paripe, em Salvador, receberam a visita da governadora em exercício, Cynthia Resende, na tarde desta sexta-feira (17).  Recepcionada pela banda marcial da unidade de ensino, a governadora conheceu as instalações do prédio, inaugurado em outubro de 2022. O colégio conta com 1.380 alunos matriculados nos três turnos, em cursos de ensino médio e profissionalizante na área de Gastronomia, além de Proeja.

São 24 salas de aula, biblioteca, laboratórios de ciências, auditório, restaurante, piscina e campo de futebol society, com um plano pedagógico integrado e ensino em tempo integral. Já são mais de 200 unidades deste modelo entregues em toda a Bahia. Acompanhada da secretária da Educação em exercício, Rowenna Brito, Cynthia Resende percorreu os ambientes do colégio e ouviu a comunidade escolar. Na oportunidade, assistiu apresentações culturais e atividades esportivas. De acordo com ela, a unidade é mais do que uma escola.

“Estou encantada pelo que estou vendo aqui. É um lugar onde os adolescentes podem estar o dia todo, servidos de uma alimentação de qualidade, com incentivo à prática de esportes e a oferta de ensino integral. Então isso aí é uma base diferenciada para uma transformação social muito grande nos bairros da capital e no interior também, onde existem essas escolas”.

A educação em tempo integral nas escolas é um modelo que amplia o período de permanência dos alunos na escola, oferecendo auxílio pedagógico específico e uma variedade de atividades extracurriculares, além das aulas tradicionais. A secretária da Educação em exercício, Rowenna Brito, explica que a intenção dessa visita é apresentar à desembargadora a estrutura das novas unidades que estão sendo construídas pelo Estado.

“Uma escola estadual em Paripe, nesse nosso novo padrão, que sinaliza e que apresenta para a população dessa comunidade o compromisso do Governo do Estado com a educação é prova do cuidado com a juventude baiana”, concluiu a secretária Rowenna.

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA