Colégio Estadual Agostinho Muniz inicia ano letivo com novas instalações em Juazeiro

Os cerca de 400 estudantes do Colégio Estadual Professor Agostinho Muniz, no município de Juazeiro (a 500 km de Salvador), iniciam o ano letivo 2013 em sede completamente nova, instalada no bairro do Tabuleiro. A obra, que teve um investimento foi de R$ 1.369 milhão,  foi entregue à comunidade, na quinta-feira (4/04), pelo secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, na presença do prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho.

Inauguração do Colégio Estadual Agostinho Muniz - Claudionor Jr. / Ascom

A escola possui seis salas de aula e funciona nos três turnos para estudantes do ensino fundamental (5ª a 8ª série) e ensino médio (1º ao 3º ano). A unidade está sendo equipada com biblioteca e sala de informática e conta, ainda, com sala de professores, sala da direção, cozinha e pátio.

Até o ano passado, o Colégio Professor Agostinho Muniz funcionava no bairro Centenário, onde já existe uma escola estadual de grande porte, o Colégio Polivalente Américo Tanuri.  A mudança de bairro supre uma necessidade da população do Tabuleiro, que não tinha uma escola de ensino médio. O antigo prédio do Agostinho Muniz agora está cedido pelo Estado ao Município e abriga uma escola de ensino fundamental e um centro de formação.

O secretário Osvaldo Barreto declarou que “a alegria de inaugurar uma escola é sempre muito grande” e ressaltou que o atendimento às pessoas que mais precisam tem caracterizado as ações do governo. “Nós temos dado prioridade para as áreas periféricas da cidade e do campo. Buscamos construir um sistema educacional de qualidade e caminhamos para isso. Já conseguimos universalisar a educação básica. A inauguração de mais esta unidade é fruto do trabalho para expandir a atuação das escolas e garantir a oferta do ensino médio”.

“Nós temos dado prioridade para as áreas periféricas da cidade e do campo. Buscamos construir um sistema educacional de qualidade e caminhamos para isso. A inauguração de mais esta unidade é fruto do trabalho para expandir a atuação das escolas e garantir a oferta do ensino médio” - Osvaldo Barreto

O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, destacou a importância da parceria com os governos estadual e federal para viabilizar obras de grande porte, como a construção da escola. “Nós temos, hoje, uma parceria muito forte e estamos evoluindo não só na educação, mas na saúde e na cultura. E, especialmente, o investimento na educação é muito importante porque prepara as nossas crianças e os nossos jovens para atuar na sociedade. O governo municipal também entende que a educação é a base de tudo”.

Realização – A diretora do Colégio Estadual Agostinho Muniz, Sônia Maria Duarte da Silva, afirma que a nova sede veio para atender a uma necessidade antiga do bairro do Tabuleiro. “Os meninos tinham que sair daqui para estudar em outros bairros, não tinha uma unidade estruturada para atender à demanda. A clientela é muito grande e a procura também. Estamos de braços abertos para acolher os estudantes do ensino médio e fundamental II do Tabuleiro e dos bairros vizinhos”.

Inauguração do colégio Agostinho Muniz - Claudionor Jr. / Ascom

Para a estudante do 1º ano do ensino médio Sheila Thaís Ferreira Alves, 17 anos, a nova escola trouxe alívio. “Ainda bem que eu não preciso mais ir para longe para estudar. Está tudo lindo. Espero que seja sempre assim, com paz, amor e alegria. Ave-Maria, é um sonho realizado! Os mesmos professores e a escola aqui perto com tudo novinho”.

Já o estudante da 5ª série do ensino fundamental, Erick Juan dos Santos, de 11 anos, afirma que o bairro melhorou com a inauguração do colégio. “É bom a escola ter vindo para cá, porque o bairro fica mais valorizado. Todo mundo pode estudar aqui. E a escola é organizada e bonita, como a gente precisa”.

Dona Maria Aparecida da Silva fez questão de conhecer a escola nova. Ela ainda não tem filhos estudando no colégio, mas já faz planos para o futuro. “Está muito bonita. Espero que os alunos conservem bem para que ela permaneça assim. No ano que vem, a minha filha pode estudar aqui também. E, no futuro, os outros pequenos”.

“Ainda bem que eu não preciso mais ir para longe para estudar. Está tudo lindo. Espero que seja sempre assim, com paz, amor e alegria. Ave-Maria, é um sonho realizado! Os mesmos professores e a escola aqui perto com tudo novinho” - Sheila Thaís Ferreira Alves

Homenagem – O Colégio Estadual Agostinho Muniz, criado há 40 anos leva o nome do professor, jornalista e poeta juazeirense Agostinho José Muniz (1901-1960). Conhecido como o “educador do povo”, o professor Munizinho (assim era chamado) buscou técnicas pedagógicas para estimular envolvimento dos estudantes e de seus pais com a escola.

O colégio desenvolve junto à comunidade escolar os projetos estruturantes da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, como Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Tempos de Arte Literária (TAL), Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Gestar e outros, que integram estudantes, educadores e comunidade local.