Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Colégio Estadual Agostinho Muniz inicia ano letivo com novas instalações em Juazeiro
Os cerca de 400 estudantes do Colégio Estadual Professor Agostinho Muniz, no município de Juazeiro (a 500 km de Salvador), iniciam o ano letivo 2013 em sede completamente nova, instalada no bairro do Tabuleiro. A obra, que teve um investimento foi de R$ 1.369 milhão, foi entregue à comunidade, na quinta-feira (4/04), pelo secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, na presença do prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho.
A escola possui seis salas de aula e funciona nos três turnos para estudantes do ensino fundamental (5ª a 8ª série) e ensino médio (1º ao 3º ano). A unidade está sendo equipada com biblioteca e sala de informática e conta, ainda, com sala de professores, sala da direção, cozinha e pátio.
Até o ano passado, o Colégio Professor Agostinho Muniz funcionava no bairro Centenário, onde já existe uma escola estadual de grande porte, o Colégio Polivalente Américo Tanuri. A mudança de bairro supre uma necessidade da população do Tabuleiro, que não tinha uma escola de ensino médio. O antigo prédio do Agostinho Muniz agora está cedido pelo Estado ao Município e abriga uma escola de ensino fundamental e um centro de formação.
O secretário Osvaldo Barreto declarou que “a alegria de inaugurar uma escola é sempre muito grande” e ressaltou que o atendimento às pessoas que mais precisam tem caracterizado as ações do governo. “Nós temos dado prioridade para as áreas periféricas da cidade e do campo. Buscamos construir um sistema educacional de qualidade e caminhamos para isso. Já conseguimos universalisar a educação básica. A inauguração de mais esta unidade é fruto do trabalho para expandir a atuação das escolas e garantir a oferta do ensino médio”.
“Nós temos dado prioridade para as áreas periféricas da cidade e do campo. Buscamos construir um sistema educacional de qualidade e caminhamos para isso. A inauguração de mais esta unidade é fruto do trabalho para expandir a atuação das escolas e garantir a oferta do ensino médio” - Osvaldo Barreto
O prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho, destacou a importância da parceria com os governos estadual e federal para viabilizar obras de grande porte, como a construção da escola. “Nós temos, hoje, uma parceria muito forte e estamos evoluindo não só na educação, mas na saúde e na cultura. E, especialmente, o investimento na educação é muito importante porque prepara as nossas crianças e os nossos jovens para atuar na sociedade. O governo municipal também entende que a educação é a base de tudo”.
Realização – A diretora do Colégio Estadual Agostinho Muniz, Sônia Maria Duarte da Silva, afirma que a nova sede veio para atender a uma necessidade antiga do bairro do Tabuleiro. “Os meninos tinham que sair daqui para estudar em outros bairros, não tinha uma unidade estruturada para atender à demanda. A clientela é muito grande e a procura também. Estamos de braços abertos para acolher os estudantes do ensino médio e fundamental II do Tabuleiro e dos bairros vizinhos”.
Para a estudante do 1º ano do ensino médio Sheila Thaís Ferreira Alves, 17 anos, a nova escola trouxe alívio. “Ainda bem que eu não preciso mais ir para longe para estudar. Está tudo lindo. Espero que seja sempre assim, com paz, amor e alegria. Ave-Maria, é um sonho realizado! Os mesmos professores e a escola aqui perto com tudo novinho”.
Já o estudante da 5ª série do ensino fundamental, Erick Juan dos Santos, de 11 anos, afirma que o bairro melhorou com a inauguração do colégio. “É bom a escola ter vindo para cá, porque o bairro fica mais valorizado. Todo mundo pode estudar aqui. E a escola é organizada e bonita, como a gente precisa”.
Dona Maria Aparecida da Silva fez questão de conhecer a escola nova. Ela ainda não tem filhos estudando no colégio, mas já faz planos para o futuro. “Está muito bonita. Espero que os alunos conservem bem para que ela permaneça assim. No ano que vem, a minha filha pode estudar aqui também. E, no futuro, os outros pequenos”.
“Ainda bem que eu não preciso mais ir para longe para estudar. Está tudo lindo. Espero que seja sempre assim, com paz, amor e alegria. Ave-Maria, é um sonho realizado! Os mesmos professores e a escola aqui perto com tudo novinho” - Sheila Thaís Ferreira Alves
Homenagem – O Colégio Estadual Agostinho Muniz, criado há 40 anos leva o nome do professor, jornalista e poeta juazeirense Agostinho José Muniz (1901-1960). Conhecido como o “educador do povo”, o professor Munizinho (assim era chamado) buscou técnicas pedagógicas para estimular envolvimento dos estudantes e de seus pais com a escola.
O colégio desenvolve junto à comunidade escolar os projetos estruturantes da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, como Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Tempos de Arte Literária (TAL), Artes Visuais Estudantis (AVE), Educação Patrimonial e Artística (EPA), Gestar e outros, que integram estudantes, educadores e comunidade local.
Notícias Relacionadas
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições