Colégio Estadual Alaor Coutinho é reinaugurado no município de Mata de São João

O Colégio Estadual Alaor Coutinho, localizado no município de Mata de São João, foi reinaugurado nesta terça-feira (2/9). Com orçamento de R$ 267.713,71, a obra envolveu a reforma total de salas de aula, quadra de esportes, biblioteca, refeitório, cantina, rede elétrica e hidráulica, área administrativa e banheiros. O secretário da Educação do Estado, Osvaldo Barreto, participou do evento ao lado de gestores, estudantes, professores e moradores da comunidade.

Durante a cerimônia, o secretário destacou a valorização do ensino e das escolas. “Nossas ações sempre foram desenvolvidas com foco nas escolas da rede estadual, com o objetivo de garantir aos estudantes o direito de aprender. Desta forma, damos toda a atenção aos gestores, professores, estudantes e suas famílias”. O secretário ainda ressaltou qualidades do colégio. “O ambiente aqui é excelente. Os alunos demonstram muito respeito pelos professores, com certeza devido ao trabalho realizado aqui”.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação

A diretora da unidade, Maria do Socorro da Silva, falou sobre como a reforma melhorou a autoestima dos estudantes. “Agora podemos estimular novos trabalhos extraclasses, como oficinas, que conseguem aproximar ainda mais o estudante da escola. E esta realidade influencia até nas notas dos alunos nas disciplinas regulares”, considerou.

Entre os estudantes presentes, estava a aluna do 3º ano, Luma Conceição Moura, 17, que aprovou as intervenções. “Essa nova fase nos incentiva muito a estudar, e nos sentimos mais confortáveis para estarmos todo o dia na escola. Todos estão ansiosos para usar a quadra de esportes, e, com certeza, o laboratório de informática também vai ajudar bastante nos estudos”, diz.

Aluno do 2º ano, Vitor Evangelista Barbosa, 18, revela como as mudanças foram positivas. “A reforma da escola, juntamente com a vontade de sempre dos professores em nos passar um ensino de qualidade, aumentaram o meu interesse”, disse Vitor, que destaca, ainda, a forma que encontrou para contribuir com ações para a comunidade escolar. “Atualmente, sou presidente do Grêmio Estudantil e procuro incentivar os meus colegas a terem uma postura proativa, com consciência de que a mudança também parte deles”, explica.