Colégio Estadual Alaor Coutinho recebe prêmio no Rio de Janeiro

O Colégio Estadual Alaor Coutinho, no município baiano de Mata de São João, conquistou o primeiro lugar no III Festival Imagens EMDiálogo, promovido entre os dias 11 e 16 de novembro, no Rio de Janeiro, pelo Portal EMDiálogo, do Ministério da Educação (MEC), em parceria com universidades federais. A unidade foi a única do Norte e Nordeste contemplada. Representando a escola, os estudantes Raul Sampaio, Arthur Cerqueira e Uelder Bastos, do 1º ano do ensino médio, são os protagonistas do filme que concorreu no concurso. Este ano, o tema da iniciativa foi Uma Escola Sem Muros.

O Imagens EMDiálogo, primeiro festival da categoria estudantil realizado totalmente on line, tem por objetivo ampliar as estratégias de diálogo na comunidade escolar ao possibilitar que estudantes do ensino médio compartilhem experiências e visões sobre os seus cotidianos, a partir da utilização de vídeos como ferramenta de comunicação. Os alunos puderam usar os seus próprios equipamentos (celulares, câmeras digitais, filmadoras ou arquivos da Web) para produzir filmes de até cinco minutos em diferentes formatos, como videoclipe, videotexto, vídeos, videoarte e ensaios poéticos.

A diretora do Alaor Coutinho, Maria do Socorro Aquino, destaca que a premiação representa uma motivação para os alunos, já que incentiva o protagonismo estudantil, a partir do debate sobre temas relevantes. “Para a escola, esta vitória é um orgulho e funciona como impulso para que, por meio da arte e da cultura, os estudantes possam alcançar outros desafios”.

O estudante Raul Sampaio, 17 anos, autor do roteiro do vídeo, revela que o tema foi inspirador. “A escola sem muro é aquela que frequentamos, diariamente, sem ser forçado. É a escola que podemos expressar, que tem professores e funcionários com os quais nos identificamos”.

O colega Arthur Cerqueira, 15 anos, diz que “foi tudo muito emocionante. Tivemos muitas experiências ricas, conhecemos novos lugares, outras pessoas, participamos de debates”.

Assista abaixo o vídeo vencedor do III Festival Imagens EMDiálogos: