Colégio Estadual Alfredo Magalhães desenvolve projeto que incentiva hábitos saudáveis

Sensibilizar a comunidade escolar para a importância de hábitos de vida saudáveis. Esse é o objetivo do II Encontro da Saúde na Escola, promovido pelo Colégio Estadual Alfredo Magalhães, localizado no bairro Rio Vermelho, em Salvador. O evento acontece nesta terça (8/10), quarta (9/10) e quinta-feira (10/10) com o objetivo de proporcionar aos estudantes, pais, professores e funcionários da unidade escolar o conhecimento, a vivência e a aprendizagem de conteúdos relacionados à atividade física, saúde, qualidade de vida e alimentação saudável.

I Encontro da Saúde na Escola

De acordo com a professora de educação física da unidade, Ilana Rodrigues, o projeto surgiu da necessidade de contribuir para o atendimento de demandas de saúde importantes, observadas no ambiente escolar. “Percebemos um grande crescimento de problemas relacionados à saúde, decorrentes do consumo de alimentos não saudáveis e do sedentarismo. A partir daí, buscamos atender essas demandas, por meio de ações de promoção à saúde e do desenvolvimento de uma alimentação saudável, que conduzam a nossa comunidade à modificação dos seus hábitos diários”, disse.

Voltada para os estudantes do 6º ao 9º, a programação do Encontro inclui palestras, jogos, vivências corporais, experimentação de alimentos saudáveis, mostra de vídeos, apresentações teatrais, exposições e depoimentos. Os estudantes participarão, ainda, de ações de saúde bucal, oficina de capoeira e massoterapia. “Essa atividade sai do lugar comum na tentativa de fomentar uma transformação dos modos de vida, para viver mais e melhor”, declara a professora Ilana Rodrigues, informando que as atividades de saúde serão realizadas com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Mudança de hábitos – Segundo a professora, o impacto do projeto, que chega à segunda edição, já pode ser sentido na alimentação escolar. “É possível sentir a transformação que começa na refeição escolar com a introdução de alimentos integrais, com menor quantidade de açúcar, substituindo alimentos fritos por alimentos de forno”, revela Ilana Rodrigues. “A escola é uma instituição de grande influência na vida dos estudantes, portanto, também é o lugar ideal para o desenvolvimento de ações desse tipo”, conclui.