Colégio Estadual Álvaro Augusto Silva estimulam o letramento por meio de jogos educativos e redações em laboratório

Não basta ser alfabetizado.  É preciso dominar as habilidades da leitura e da escrita para ter a capacidade de interpretar, de compreender e de criticar, dentro do processo de letramento. É com esta pedagogia que os professores ligados ao projeto Mais Educação, do Colégio Estadual Álvaro Augusto Silva, no bairro do IAPI, em Salvador, vêm trabalhando em sala de aula. A ludicidade dos jogos tem sido uma das ferramentas para que os estudantes dos ensinos fundamental e médio se sintam envolvidos nas atividades. Além dessa, outras ações, como o projeto Língua Portuguesa com Informática, vêm sendo realizadas com o objetivo de incentivar, ainda mais, os jovens a não abrirem mão do direito de aprender.

De acordo com a professora Cida Gomes, responsável pelo Mais Educação, juntamente com Rouse Leão, às terças e quintas-feiras, na unidade escolar, o trabalho desenvolvido com os alunos envolvem o uso de jogos que estimulam, sobretudo, a interatividade. “Estávamos sentindo a necessidade de fazer um trabalho com os estudantes que os motivassem. Para isso, fomos atrás dos jogos, que trabalham concentração, disciplina, atenção, regras, convivência e coordenação motora”, explicou Cida Gomes. Um desses jogos é o eletrônico Ludo Educativo Radical, que pode ser baixado na internet e, com o qual, escolhe-se a série, a disciplina e os textos que se quer trabalhar.

O resultado do esforço é contado com emoção pela professora que tem transformado a sala de aula em um espaço lúdico-pedagógico: “Fico, todos os dias, muito emocionada porque estamos conseguindo a atenção dessas crianças que, por meio de jogos, como caça-palavras, pega-vareta, botão, entre outros, têm melhorado o seu letramento”.

Estudantes com a palavra – Dentro do objetivo de fazer da escola um lugar de fomentação de boas práticas, a diretora do Colégio Estadual Álvaro Augusto Silva, Nadir de Jesus Souza, destaca o trabalho de Língua Portuguesa com Informática. Por meio dele, os estudantes aproveitam a estrutura do laboratório de informática para escrever suas redações.

A partir da temática Como Eu Me Sinto na Sala de Informática, os alunos foram convidados a soltar a imaginação na criação de textos que revelassem sentimentos e sensações. Filipe da Silva, estudante da 5ª série, escreveu: “O Mais Educação, para mim, é mais que um reforço de português ou matemática. O laboratório é importante para motivar nas atividades. Acho que os alunos irão aprender mais no laboratório porque motiva mais a estudar. Sinto que nos divertindo, aprendemos melhor”.