Colégio Estadual Antônio Cruz em Uruçuca realiza atividade em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

O Colégio Estadual Antônio Cruz (Ceac), no município de Uruçuca, localizado no litoral sul da Bahia, comemora o Dia Internacional da Mulher com uma extensa programação. As atividades começam nesta quinta (7/03) e prosseguem até sábado (9/03), envolvendo toda a comunidade com palestras, distribuição de material informativo, exibição de filmes e apresentações culturais, além de consultas médicas e atendimentos à população, por meio do SAC-Móvel.

“Estamos fazendo, não apenas, uma merecida homenagem às nossas mulheres, que têm seu dia comemorado a cada 8 de março, mas, também, prestar um serviço a toda comunidade local, numa ação executada pela equipe do Ceac, juntamente com as secretarias municipais e estaduais, entre outros órgãos”, afirmou a diretora do colégio, Leda Del Rei.

Foto: Arquivo do colégio

As mulheres, a maioria mães dos cerca de 800 estudantes do Ceac, estão entusiasmadas com a programação, que irá contemplar aspectos de cidadania, serviços e de saúde, como ressaltou Vandilson Gomes, secretário administrativo do colégio. “Oitenta por cento dos nossos alunos são da zona rural. Nossa responsabilidade social de promover informação é enorme, e esse evento foi construído com esse objetivo”, completa.

Programação – Na sexta-feira (8/03), Dia Internacional da Mulher, profissionais de várias  áreas serão recebidas no auditório do Ceac, às 8h, para um café da manhã. Em seguida, elas vão assistir ao filme Origem do Dia Internacional da Mulher e participar da palestra Lei Maria da Penha – a violência contra a mulher.

Ainda na sexta, às 11h, haverá um momento cultural, com apresentações de teatro e dança. Às 14h, a ginecologista e obstetra Janaína Pereira de Sousa Lima fará palestra e debate sobre a saúde da mulher, planejamento familiar e suas leis. Às 16h, é a vez da professora Ruthe Colares falar sobre o papel da mulher na sociedade atual.

O SAC – Móvel ficará à disposição da população nesta quinta (7/03) e sexta (8/03) para confecção de documentos (antecedentes criminais, segunda via de certidão de nascimento, carteira de identidade, carteira de trabalho e CPF). Além disso, haverá entrega de kit escola e enxovais para gestantes, que irão parir neste mês e brindes para mães.

Já na praça da Igreja Matriz, durante toda a quinta-feira, a comunidade terá a oportunidade de aferir a pressão, a taxa de glicose e obter dicas de como cuidar de um bebê recém-nascido, de receber kits de preservativos femininos e masculinos (dentro do projeto de prevenção das DSTs/Aids). Também haverá palestra e apresentação cultural no local.

O sábado (9/03) foi reservado para O Dia da Princesa, que atenderá as mulheres com cortes de cabelo, maquiagem, transformação e hidratação. Também serão ofertadas vagas para curso de maquiagem e serão entregues kits de beleza.