Colégio Estadual Bernardo Bispo dos Santos da início ao projeto “Diálogos Quilombolas”

O Colégio Estadual Bernardo Bispo dos Santos, situado no distrito do Jiquiriçá, zona rural de Valença, realizou, na tarde de 11 de junho, o primeiro encontro do Projeto Diálogos Quilombolas. O evento, que envolve estudantes, professores, funcionários, representantes da comunidade e associações locais, tem o objetivo de fomentar o diálogo sobre identidade racial na unidade de ensino que é reconhecida como Escola Quilombola pela Secretaria Estadual da Educação. O Diálogos Quilombolas acontecerá sempre uma vez por mês.

Durante o evento, os estudantes do 3º ano apresentaram os resultados das pesquisas realizadas sobre a realidade local, avaliando indicadores como nível de escolaridade, renda familiar, qualidade de vida e ocupação de moradores da comunidade do Jiquiriçá.  "A ideia é que nossos jovens possam se posicionar diante da vida, assumindo a identidade que possuem”, informa o professor Ademário Oliveira, diretor do CEBBS-Valença.

Convidado especial para o primeiro encontro, o professor Francisco Cruz do Nascimento, vice-diretor do Colégio Estadual Paulo César da Nova Almeida (Cepan), de Ibirapitanga, ficou entusiasmado com o trabalho dos estudantes e destacou a importância do desenvolvimento do saber científico e crítico dentro da escola.

"Essa experiência enriquece a nossa formação como pessoas que desejam ver a comunidade mudar para melhor"

Para Maziel Muniz, estudante e pesquisador do 3º ano, do ensino médio, "essa experiência enriquece a nossa formação como pessoas que desejam ver a comunidade mudar para melhor. Conhecendo os problemas e, principalmente, o potencial que temos, será possível desenhar o futuro que queremos", afirmou.

A professora de Matemática Daisy Carmen, orientadora da pesquisa, destacou que "este é um trabalho de etnomatemática, que tem como metodologia abordar os conhecimentos da Matemática que estão presentes na vida de todos nós. Assim, a disciplina deixa de ser vista como mero cálculo e passa a ser valorizada por apresentar uma dimensão muito maior, ligada à dinâmica social", finalizou.