Colégio Estadual Dalva Matos promove baile literário e integra escola e comunidade

O período de férias no Colégio Estadual Dalva Matos, no bairro Lobato, em Salvado, foi marcado por um momento especial para estudantes e comunidade. Ao prover o Baile Literário “Era uma Vez”, as portas da escola foram abertas para a integração com as famílias, por meio da música, recital, dança, teatro e muita poesia. O destaque do evento, que chegou à sétima edição, foi a apresentação da literatura, de forma lúdica e expressiva, com textos de obras de grandes autores, dentre os quais os homenageados do ano, Monteiro Lobato e Walt Disney.

O projeto tem o objetivo de promover a inclusão e a interação, mostrando de uma maneira prazerosa de estudar literatura e de transformar conhecimento em arte, por meio das apresentações dos estudantes, que contaram com orientação de professores e ex-alunos do colégio.

Fotos: Divulgação
Para a apresentação, os estudantes passaram todo o ano letivo estudando sobre o assunto. Pesquisaram sobre as obras que seriam apresentadas, discutiram figurino, músicas, tiveram aulas de canto, expressão corporal e teatro, realizaram aulas de campo e escolheram as obras Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato e As Princesas, da Walt Disney.

O estudante Gabriel Ferreira, 17 anos, um dos concluintes do ensino médio e participante do baile literário, relata que foi uma experiência inesquecível. “Apesar de todo trabalho para a elaboração dos figurinos, cenário, aulas de canto e dança, foi gratificante e me fez repensar sobre a minha escolha profissional”, contou.

A estudante Louise Santos Barreto, de 17 anos, interpretou a rainha da justiça, da Walt Disney, e ficou realizada. “Fizemos vários ensaios, discutimos sobre as obras e dividimos grupos para escolha dos personagens. Foi tudo muito empolgante do início ao fim e a gente aprende muito”, relatou.

A professora e idealizadora do projeto, Marineuza Moura, fala sobre os resultados da iniciativa. “Foi uma grande oportunidade que os alunos tiveram de mostrar o trabalho de um ano. Os estudantes se dedicaram e a comunidade abraçou o projeto. Sem contar que é a grande festa de formatura deles, pois ao final tem o baile dos formandos. Foi perfeito. É um projeto social que eu não abro mão”, fala entusiasmada a professora.