Colégio Estadual David Mendes Pereira lança projeto especial de preparação para o Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos principais desafios dos estudantes que estão concluindo a educação básica. Para ajudar os alunos nesta etapa, o Colégio Estadual David Mendes Pereira, localizado no bairro de Pau da Lima, em Salvador, lançou, na sexta-feira (16/08), o projeto Se Ligue no Enem. A iniciativa visa estimular os estudos dos alunos do 3º ano do ensino médio da unidade de ensino, a partir do fortalecimento dos conhecimentos e estratégias avaliadas na prova, que, em 2013, acontece nos dias 26 e 27 de outubro.

O projeto vai ser desenvolvido também ao longo de 2014 e, de acordo com o diretor Otacimar Cardoso, a ideia é, justamente, preparar e sensibilizar os alunos para o Enem. “Para isso, procuramos tratar de temas importantes e atuais, que estão presentes nas provas e no cotidiano dos estudantes. E a nossa intenção não é focar somente na prova, mas no conhecimento mesmo, que eles vão levar para sempre”, disse, ressaltando que os alunos não serão pontuados com notas regulares, já que é uma atividade voltada para o Enem.

O Se Ligue no Enem vai envolver os estudantes dos três turnos da escola. No primeiro momento, será realizado um ciclo de palestras e depoimentos com histórias de sucesso e superação, nos quais os alunos terão a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre as principais formas de obter sucesso no Enem. Além disso, os docentes da unidade também vão trabalhar a orientação vocacional. Neste momento, algumas faculdades da capital baiana vão participar por meio de estandes, com material de divulgação dos diversos cursos de graduação oferecidos. Os participantes também vão contar com estudo dirigido de questões.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio é uma prova realizada pelo Ministério da Educação do Brasil, utilizada para avaliar a qualidade do ensino médio no País. Além disso, o resultado é utilizado para o acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A prova também é feita para aquelas pessoas com interesse em ganhar bolsa parcial ou integral em universidades particular através do ProUni.