Colégio estadual de Feira de Santana promove concurso sobre o cinema brasileiro

Ao longo do mês de maio, estudantes do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Odorico Tavares, em Feira de Santana, produziram em sala de aula diversos infográficos – postados no perfil do Instagram da escola e disponíveis para leitura no mural do pátio da unidade – para concorrer no concurso cultural “Viva o cinema nacional”. Os vencedores foram anunciados no perfil do Instagram da unidade escolar, nessa segunda-feira (13), e receberam ingressos para sessões de cinema. Iniciativa da professora Érica Borges, a ação teve como objetivo destacar a escola pública como um espaço múltiplo, inovador e inspirador, bem como homenagear o Dia do Cinema Brasileiro, comemorado a cada 19 de junho.

Professora das áreas de Humanas e Sociais Aplicadas, Érica explicou que o concurso foi lançado, sobretudo, para incentivar a participação dos estudantes na disciplina eletiva Cinecríticas. “A nossa proposta foi oportunizar o reconhecimento de seus trabalhos pela comunidade e, para além da disputa, incentivar a discussão sobre a história do cinema brasileiro e como ele foi impactado com as mudanças políticas que o mundo e o Brasil passam. Com a elaboração dos infográficos, os alunos explicaram as várias fases do cinema brasileiro”. Foram os temas trabalhados pelas equipes: Cinema Novo; As chanchadas no cinema nacional; O cinema durante a ditadura militar; A retomada do cinema brasileiro; e o cinema pós-retomada: impactos do atual governo .

Kauan de Jesus, 16, integrante da equipe que ficou em primeiro lugar no concurso, fala da alegria com o resultado. “Eu e meus colegas estamos muito

felizes, mas, para mim, o mais importante de tudo isso é a aprendizagem que todos nós participantes tivemos com este projeto sobre a história do cinema, destacando algumas épocas marcantes, como foi o caso do Cinema Novo, tema da nossa equipe. Em nosso trabalho de infográficos, o que mais me chamou a atenção foram os filmes em si, porque gosto bastante dessa arte”, relata o estudante.

O líder estudantil Carlos Henrique Erick, 16, que ficou em segundo lugar junto à sua equipe que trabalhou no tema “Retomada do cinema brasileiro", também comentou sobre a iniciativa. “A professora Érica é um exemplo de profissional na sala de aula. Costumo dizer que ela está sempre reinventando a educação através desses métodos de aplicação de conteúdo, com atividades totalmente inovadoras que agregam conhecimentos pedagógicos e pessoais. Neste concurso, tivemos instruções de sermos criativos e deixarmos fluir a nossa criatividade".