Colégio Estadual de Santa Maria da Vitória cria biblioteca digital e amplia acervo para o ensino remoto

Laércio Neri

A biblioteca digital do Centro Estadual de Educação Santamariense, localizado no município Santa Maria da Vitória, tornou-se um instrumento pedagógico agregador no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, ao longo da pandemia do Coronavírus. Os estudantes estão utilizando o canal para acessar  materiais pedagógicos, como os Cadernos de Apoio à Aprendizagem, criados pela Secretária de Educação do Estado (SEC), e os Cadernos de Estudos, desenvolvidos para as atividades curriculares complementares pela própria unidade escolar. Recentemente, a biblioteca digital disponibilizou o Encarte de Navegação – uma sessão que traz conteúdos de diferentes áreas do conhecimento e obras de ficção. O acesso à biblioteca pode ser feito pelo endereço https://ceesdigital.blogspot.com/.../cees-lanca-encarte...

O estudante Laércio Neri Gomes da Silva, 16, 2º/3º ano, fala sobre a biblioteca digital de sua escola como um importante meio para acessar conteúdos pedagógicos. “Estou utilizando, praticamente, todos os dias, para ter acesso a todos os cadernos de apoio e outros materiais didáticos. O canal está facilitando e ajudando muito os professores e alunos, pois ali estão disponíveis todos os materiais que precisamos, não precisando ficar reenviando sempre. Para os colegas que não têm acesso à internet, eles podem ir na escola e baixar os cadernos de apoio, pois a biblioteca digital dá esta opção”, relata.

Sendy Emille

Quem também aproveita os recursos da biblioteca digital é Sendy Emille Cerqueira Nascimento, 17, 2º/3º ano. “Eu fiquei muito feliz quando soube desse novo meio de acesso aos conteúdos pedagógicos que, além de nos ajudar nas atividades da unidade escolar, também está nos auxiliando para as provas do ENEM e de vestibular. Dou os meus parabéns a todos os envolvidos neste mais novo projeto da escola, que, sem dúvidas, está sendo muito importante para todos nós, alunos, pois nele encontramos informações necessárias para o nosso desenvolvimento e aprendizado”.

Magda Reis

A professora de Matemática, Magda Reis, fala sobre a criação da biblioteca digital na plataforma do Google for Education, idealizada pelo professor de História, Samuel Santos, e reforça a sua importância como instrumento de inovação didática-pedagógica. “A nossa biblioteca digital é um espaço que contribui para a formação do indivíduo com pensamento crítico-reflexivo. Mais uma vez, a nossa escola inova em suas atividades didático-pedagógicas, criando instrumentos e desenvolvendo mecanismos que possam servir de auxílio para os estudantes nessa nova etapa de construção de conhecimentos”.