Colégio Estadual Dom Climério Almeida de Andrade ganha novas instalações em Vitória da Conquista

A comunidade do bairro URBIS VI, na periferia de Vitória da Conquista, tem motivos para comemorar. Há pouco mais de dois anos, os estudantes do Colégio Estadual Dom Climério Almeida de Andrade estudavam em um prédio alugado e sem infraestrutura adequada, mas com a construção da sede própria, em 2011, tudo mudou. Hoje, os estudantes contam com oito salas de aula, quadra poliesportiva, biblioteca, sala de professores, sala da direção, laboratório de informática, sala de vídeo e cozinha.

Com um investimento de R$ 1,5 milhão, o novo colégio atende 836 alunos do ensino fundamental e ensino médio, distribuídos nos turnos matutino, vespertino e noturno. Em Vitória da Conquista, nos últimos cinco anos, foram construídos três novos colégios: o Colégio Estadual Dom Climério Almeida de Andrade, o Colégio Estadual de Educação Integral do Campo José Gonçalves e o Colégio Estadual de Educação Integral Camillo de Jesus Lima, que será inaugurado nesta sexta-feira (14/06), às 9h,  pelo governador Jaques Wagner e o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto.

Dentro da política de ampliação de acesso à educação, o Governo da Bahia já construiu o total de 104 escolas e estão previstas outras 69, em execução e em processo de licitação. Desse total, 60% estão localizadas na zona rural, atendendo à comunidades indígenas, quilombolas e assentamentos. As ações representam um investimento de R$ 435,8 milhões.

Melhor aprendizagem - O diretor do colégio, Jelton Avelar, lembra as dificuldades enfrentadas pela comunidade escolar antes da construção da sede. “Era um sofrimento, vivíamos em prédios alugados, tínhamos cerca de 40 estudantes ocupando uma sala de aula de 20 metros quadrados e precisávamos improvisar o espaço para a prática de educação física, nas ruas do bairro”. Para o gestor, o novo espaço cria condições para melhorar o desempenho dos alunos em sala de aula, “hoje, oferecemos mais conforto, isso reflete na melhoria da aprendizagem e na permanência do estudante em escola. A evasão nos turnos diurnos é quase zero”.

Estudante do 3º ano do ensino médio, Maicon Gomes da Silva, estuda no Colégio  Estadual Dom Climério Almeida de Andrade, desde 2008. O jovem, de 18 anos, revela que já percebe mudanças na qualidade do ensino. “Agora temos nosso próprio espaço, ninguém vai pedir o prédio de volta, a gente não vai precisar se mudar e, além disso, temos uma biblioteca para usar no horário livre, laboratório de informática e o professor tem mais espaço na sala de aula. Tudo isso faz com que a gente aprenda mais”.

O professor de matemática, Helder Lima, afirma que com as novas instalações as aulas também ficaram mais dinâmicas, “Antes, as salas eram muito pequenas e apertadas, os alunos ficavam estressados. Com a ampliação das salas de aula, sobra espaço para realizar dinâmicas e motivar os alunos em um ambiente aconchegante”.

Ampliação de projetos - Além de possibilitar a melhoria da estrutura física da escola, a construção da sede permitiu a adoção de novos projetos, ampliando a oferta de atividades educativas e culturais. No turno diferente ao regular, os estudantes participam de aulas fotografia, percussão, letramento de matemática e português, canto em coral e futsal, através do Programa Mais Educação.

“Só podemos ofertar essas atividades porque hoje temos um espaço físico adequado”, conta o diretor da escola, informando que no próximo semestre a ideia é ampliar as atividades para incluir a comunidade. A expectativa, é que a partir de julho, oito cursos sejam ofertados para o público externo.