Colégio Estadual Duque de Caxias, em Salvador, moderniza salas de aula com recursos tecnológicos

Professores e estudantes do Colégio Estadual Duque de Caxias, situado no bairro da Liberdade, em Salvador, contam agora com equipamentos de áudio e vídeo nas 29 salas de aula da unidade. A instalação dos equipamentos disponibilizou para os espaços aparelhos de TV, microfones e caixas de som, com a proposta de possibilitar uma maior dinâmica no ensino pedagógico e uma melhor comunicação nas aulas para os 2.900 estudantes da unidade escolar.

As aquisições foram realizadas com recursos oriundos do Programa Retorno Escolar Seguro (PRES), da Secretaria da Educação do Estado (SEC), destinado para a gestão escolar na aquisição de materiais, realização de pequenos reparos nas instalações e estrutura físicas, contratação de serviços e compra de equipamentos. Para a estudante Elen Raiane, 16, aluna do 2º ano do Ensino Médio, a melhoria já é visível.  “A aparelhagem é muito bem vinda, justamente pelo suporte que está dando na comunicação. O uso das TVs oferecem também um suporte e facilita a busca de exemplos relacionados ao conteúdo”.

Licenciado e mestre em Física, o professor Frank Hebert ensina no colégio a disciplina  de Iniciação Científica. De acordo com o educador, os elementos tecnológicos trouxeram impactos positivos. “A aquisição dos equipamentos possibilitou a apresentação de aulas mais dinâmicas para um melhor desenvolvimento cognitivo dos alunos, uma vez que a TV auxiliada pelo Chromebook permite apresentar simulações, slides, vídeos, podcasts e elaboração de jogos educacionais. O sistema de som melhorou bastante a qualidade do trabalho do docente, por diminuir o esforço da voz ao ministrar as aulas”.

De acordo com a gestora da unidade, Eliete Silva, o PRES trouxe autonomia para a unidade com investimentos personalizados de acordo com as demandas da comunidade escolar. “Estamos utilizando do recurso para modernização da estrutura física e aquisição de bens para enriquecer o nosso pedagógico. Foi este o foco para equipar as salas de aula com os equipamentos. Pensamos em conjunto sobre ferramentas que fossem aliadas a garantia de um melhor processo de ensino e propiciar ao professor novas formas para trocar experiências em sala de aula. Além dos benefícios para os estudantes, sentimos também os professores satisfeitos com uma melhor condição de trabalho”.

PRES - O governo do Estado destinou R$ 250 milhões, por meio do Programa Retorno Escolar Seguro (PRES), direto para o Caixa Escolar das escolas estaduais. O valor pode ser usado pela gestão escolar, por exemplo, na aquisição de materiais para a realização de pequenos reparos nas instalações e estruturas físicas; na contratação de serviços, como capinagem, pintura e carpintaria; na aquisição de equipamentos, a exemplo de computadores e mobiliário; e insumos para laboratórios.