Colégio estadual em Cajazeiras tem programação cultural especial neste sábado

Neste sábado, 26, o Colégio Dona Leonor Calmon, em Cajazeiras, vai ser palco de diversas manifestações artísticas, como dança, teatro e artesanato. A partir das 19 horas, acontece na unidade escolar uma edição especial do projeto Escola Aberta, programa realizado desde 2005 em parceria entre Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Ministério da Educação e Unesco, com o intuito de promover a inclusão social e a cultura de paz entre jovens e comunidade através da arte e outras temáticas relevantes.

“Vamos realizar uma grande apresentação neste sábado com 23 números para estudantes, pais de alunos e toda a comunidade de Cajazeiras. É muito difícil ter um espaço como este para apresentações em nosso bairro. Além de formar plateia, estimulamos o interesse pela arte nos nossos alunos e em todas as pessoas que comparecem às nossas apresentações”, disse Edson Souto, professor de educação física e coordenador dos espetáculos do Escola Aberta no Colégio Dona Leonor Calmon.

O projeto acontece no auditório da escola, sempre aos sábados, com diversas oficinas, como balé, dança do ventre, hip-hop e grafitagem. “Hoje nós já contamos com um bom número de estudantes do próprio colégio neste trabalho”, acrescenta Edson. A unidade escolar está localizada na Estrada do Coqueiro Grande, Conjunto Fazenda Grande II, no bairro de Cajazeiras.

O Programa Escola Aberta tem os focos Educação, Cidadania e Inclusão Social como eixos estruturantes e tem como princípios norteadores a solidariedade, o respeito à diversidade, o trabalho e a preservação do meio ambiente. As oficinas são frutos do levantamento dos interesses da comunidade e da valorização dos talentos locais. A Bahia inicia o ano 2011 com 69 unidades escolares estaduais participando da iniciativa, que acontece aos finais de semana. O programa, que associa o saber escolar institucionalizado aos saberes populares, oferece a trabalhadores voluntários a oportunidade de atuarem junto às escolas.