Colégio estadual em Dom Avelar promove sábado de integração com as famílias

Palavras-chave:
Foto: Amanda Chung
No Colégio Estadual Conselheiro Vicente Pacheco de Oliveira, em Dom Avelar, a rotina de aulas e atividades diárias, realizadas em tempo integral, deram lugar, neste sábado (20), ao Encontro da Família com a Escola. Durante toda a manhã, pais, mães, responsáveis, seus filhos e filhas e a equipe de educadores participaram de  momentos de recreação, ações sociais e de saúde,  da apresentação da fanfarra escolar e degustaram uma deliciosa feijoada, além de terem tido acesso ao plantão pedagógico e atendimento jurídico.
 
A secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, participou da atividade e reforçou a importância do acolhimento e da aproximação com as famílias. “Precisamos levar essa mensagem à nossa comunidade e ficar atentos à importância da família perto da escola, cuidando de seus filhos, acompanhando o que eles estudam, o que eles fazem, com quem eles se relacionam em redes sociais e também no dia a dia. Este é o caminho para que nossas crianças e nossos jovens possam se fortalecer e definir as suas próprias escolhas”, avaliou.
 
Atividades - Além do plantão pedagógico para que os pais e responsáveis tivessem conhecimento do desenvolvimento da aprendizagem dos 450 alunos matriculados, a coordenação da escola programou atividades diversificadas, como ações de saúde, como vacinação, aplicação de flúor; serviços de autocuidado, com corte de cabelo e maquiagem; atendimento jurídico; e orientação sobre o Bolsa Família e o CadÚnico, entre outras. Na oportunidade, a equipe pedagógica também prestou mais esclarecimentos sobre os programas e projetos desenvolvidos pela rede estadual de ensino, ao longo de todo o ano letivo, com intuito de promover a melhoria da aprendizagem.
 
A diretora da unidade escolar, Cláudia Nunes, ressaltou que a programação foi criada, especialmente, para estreitar essa parceria da família com a escola. “Este sábado, na verdade, é o prolongamento da semana, porque recebemos de segunda a sexta-feira muitas famílias. Algumas vêm com mais frequência e com outras reforçamos o convite para participarem das atividades aos sábados. Tanto que o êxito para aqueles que caminham junto da gente é muito significativo”.
 
A cuidadora de idosos, Laura Batista Nascimento, estava com sua filha, Micaely Nascimento de Jesus, estudante do 6ª ano do Ensino Fundamental. As duas comemoram a iniciativa. “Para mim, que trabalho a semana inteira, fica difícil conciliar a agenda de compromissos com o acompanhamento diário da vida escolar da minha filha. Hoje, estou aqui neste momento de confraternização e vou aproveitar também para atualizar as informações sobre o cadastro e verificar como está o andamento do aprendizado dela. Se fosse em outro dia da semana, não seria possível participar”, explicou.

Notícias Relacionadas