Colégio Estadual em Plataforma é exemplo de consumo racional no Dia Mundial da Água

O Colégio Estadual Luiz Rogério Souza, no bairro de Plataforma, em Salvador, é um exemplo a ser seguido no Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-feira (22/03). Desde 2007, a unidade de ensino desenvolve atividades de esclarecimento com os estudantes sobre a utilização correta dos recursos naturais. Além de uma horta cultivada pelos próprios alunos, que gera frutos utilizados na alimentação escolar, a unidade conta com um sistema de aproveitamento de água da chuva, que fez com que a escola reduzisse em 50% o consumo.

As iniciativas, que levam o nome de Plantando a Paz, estão de acordo com o programa Uso Racional da Água e da Energia, que a Secretaria da Educação do Estado da Bahia lançou nas escolas da rede, nesta terça-feira, em parceria com Universidade Federal da Bahia, por meio da Rede de Tecnologias Limpas (Ufba/Teclim).  A ação faz parte do Programa de Educação Ambiental do Sistema Educacional da Bahia (ProEASE).

“A iniciativa do Colégio Luiz Rogério não é pontual. Esta e muitas outras escolas  estão inseridas neste processo de conscientização que discute os recursos finitos, gerando, também, economia”, afirma Solange Rocha, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria da Educação da Bahia.

De acordo com estudante Jonatan Fernandes, 14 anos, aluno da 8ª série da escola, o contato com a horta e as explicações sobre o consumo racional da água fizeram com que o interesse sobre o assunto se ampliasse. “É muito bom contar com todos estes conhecimentos. Tudo que aprendi aqui eu utilizo para fazer uma horta na casa da minha tia, da melhor forma possível. Penso até mesmo em fazer vestibular para Engenharia Agrônoma”.

O diretor do colégio, Wellington Pires, disse que a ideia é ampliar os projetos na escola. “Temos interesse de que a água do nosso reservatório, além da horta, seja utilizada, também, nos banheiros. Os estudantes se envolvem com estas iniciativas. Transformamos um espaço que antes era utilizado até mesmo como reservatório de lixo em uma horta participativa. Só temos a ganhar”.

Essência do programa - A essência do programa Uso Racional da Água e da Energia é a divulgação para toda a comunidade sobre os conceitos do uso racional da água e da energia e a implantação de tecnologias limpas. Uma das linhas de ação do programa passa pelo acompanhamento do consumo diário de água e energia nas escolas estaduais por meio do Sistema Aguapura Vianet, desenvolvido pela Ufba/Teclim.

O programa também irá implantar a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com-Vida),em cada escola. "O trabalho estende-se a toda comunidade do entorno escolar, num convite à consolidação de reflexões e ações com vistas à adoção de posturas que vão contribuir com a construção das sociedades sustentáveis", afirma Solange Alcântara, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria da Educação.

A temática da conscientização ambiental, uma das maiores preocupações mundiais frente ao crescimento desordenado das grandes metrópoles e às políticas de consumo excessivo, é pautada nos princípios da interdisciplinariedade, buscando a sustentabilidade do ambiente escolar e do planeta.