Colégio Estadual Félix Mendonça, de Itabuna, é “Escola Referência Estadual da Bahia” do Prêmio Gestão Escolar

O Colégio Estadual Félix Mendonça, de Itabuna, é a “Escola Referência Estadual da Bahia” do Prêmio Gestão Escolar (PGE) 2020, com o projeto “Escola viva: ação, escuta, acolhimento e aprendizagem”. O anúncio foi feito pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, em cerimônia on-line da premiação, realizada nesta quinta-feira (5). O PGE visa reconhecer práticas exitosas das escolas que, neste momento de afastamento social, conseguiram encontrar soluções para o enfrentamento das dificuldades impostas pela pandemia do Coronavírus, mantendo o vínculo com os estudantes e a motivação dos professores para a realização do trabalho.

Organizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), a premiação foi transmitida pela Web TV UNDIME e pelo canal do Youtube da SEC.

Mediada pela coordenadora estadual do PGE, Shirley Costa, e pelo coordenador municipal do PGE, Anderson Passos, a cerimônia premiou, também, do Colégio Estadual Eliel Martins, no município de Ouriçangas, que ficou em segundo lugar, com o projeto “Estratégias pedagógicas no contexto da pandemia” e o Colégio Municipal Selma Nunes, em Macaúbas, com o projeto “Escola-família: fortalecendo vínculos durante a pandemia”, que garantiu o terceiro colocado. Os três projetos premiados estão entre as 339 unidades escolares da Bahia que inscreveram relatos de iniciativas inovadoras. Os mediadores ressaltaram que, ao longo da pandemia, a SEC e a UNDIME mobilizaram e orientaram suas redes para o desenvolvimento de projetos que promovessem o acolhimento da comunidade escolar, mitigassem a evasão, promovessem aprendizagens múltiplas e garantissem a promoção da empatia e da colaboração entre os pares.

O secretário Jerônimo Rodrigues destacou a importância do Prêmio Gestão Escola para toda a rede estadual. “Esta é uma agenda muito emocionante e recompensadora, no sentido de que aqui estamos para reconhecer os esforços de cada diretor, de cada diretora, de cada gestor dos Núcleos Regionais. Dizemos sempre que o gestor cuida do patrimônio físico, do prédio, dos equipamentos, dos documentos, mas ele também cuida de pessoas e não é uma tarefa fácil. E nem sempre nós, gestores, temos a oportunidade de ter uma pós-graduação em gerir escolas e muito menos, pessoas. Nosso objetivo, ao participar do prêmio, é revelar as boas práticas nas nossas escolas em época de pandemia. Quero dividir este momento com o professor Raimundo Pereira (presidente da UNDIME-BA) e dar um bem-vindo aos professores, aos estudantes e aos gestores das redes estadual e municipais de toda a Bahia”.

Representando a UNDIME-BA, Raimundo Pereira, por sua vez, agradeceu e parabenizou as escolas pelas experiências pedagógicas que mantiveram a escola viva, criativa e acolhedora, apesar do momento peculiar. “Não foi fácil manter um projeto em um momento de pandemia. E quando a gente consegue selecionar três escolas baianas para representar esta premiação significa que elas fizeram bem o seu dever de casa e são vitoriosas. Essas três escolas estão representando todas as unidades escolares da Bahia e os obstáculos encontrados para chegarem até aqui foram compensados por este reconhecimento”.

A forte presença da Bahia no PGE foi destacada pelo subsecretário Danilo Souza. “2020 foi marcado por ser o ano que mais escolas da Bahia participaram efetivamente do Prêmio Gestão e isso mostra que a comunidade escolar está cada vez mais proativa, articulada e mobilizada. Detectamos que mais de 65% das escolas estão realizando atividades continuadamente neste momento, em busca de construir soluções em meio aos problemas apresentados neste período. As três experiências premiadas trazem muito a inovação na produção de resultados, em uma perspectiva sempre coletiva. E os nossos professores, diretores, coordenadores pedagógicos estão superando as dificuldades de lidar com as tecnologias da informação e da comunicação para estarem mais perto dos estudantes e das famílias e, para mim, este é o principal ganho desta edição do PGE”.

Emocionada com a premiação, Rosimeire Guerra, gestora do Colégio Estadual Félix Mendonça – que já tinha sido “Escola Referência Regional”, em 2013 – deu o seu depoimento: “A emoção não cabe no peito. Este momento atípico não estava no script de nenhuma escola, mas aconteceu e coube a gente dar continuidade ao processo de aprendizagem dentro das possibilidades de cada unidade. Cada uma com suas particularidades, mas todas têm em comum o objetivo de levar os estudantes ao sucesso e, quando a família participa das ações escolares, ela sente mais confiança na escola e quando isso acontece colhemos os frutos. Este prêmio não é da gestão, é dos estudantes e todos que acreditam que a educação transforma realidades”.

A diretora do Núcleo Territorial da Educação (NTE 5), Rosilene Cavalcanti, comentou sobre a vitória do Colégio Estadual Félix Mendonça. “Estou muito feliz não só pelo fato de o colégio premiado pertencer ao nosso Núcleo, mas por saber que toda a nossa rede se movimentou. Este prêmio foi um processo formativo para nós e um motivo para nos juntarmos e entender que fizemos o plantio na terra fértil e, hoje, estamos o Félix Mendonça está colhendo os frutos que são de todas as 69 unidades dos 26 municípios ligados ao NTE 5”.

Representando a Secretaria da Educação, participaram, ainda, da  premiação do PGE 2020, a superintendente de Políticas para a Educação Básica, Manuelita Brito, e o coordenador de Articulação de Projetos para a Educação, Hélder Amorim. O Prêmio Gestão Escolar prossegue com as etapas “Escola Referência Regional” e “Escola Referência Nacional”.