Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Colégio Estadual Indígena de Corumbauzinho promove 1ª Feira Nordestina – Saberes Ancestrais do Povo Pataxó
A diversidade das culturas e a riqueza de conhecimentos, saberes e práticas, hoje reconhecidas e valorizadas como aceitação social das diferenças e do pluralismo, nortearam a 1ª Feira Nordestina – Saberes Ancestrais do Povo Pataxó. Iniciativa do Colégio Estadual Indígena de Corumbauzinho, localizado na zona rural do município de Prado, o evento, que foi realizado ao longo desta quinta-feira (24), contou com a participação de estudantes e professores da Universidade Estadual do Sudoeste Baiano (UESB), dentro de uma programação com debates sobre temas como organização social da comunidade; gestão democrática e participativa; e importância da graduação e pós-graduação, além de rituais indígenas e apresentações culturais.
A 1ª Feira Nordestina – Saberes Ancestrais do Povo Pataxó foi idealizada com o objetivo de promover o fortalecimento linguístico, cultural e histórico dos estudantes indígenas, envolvendo nesse processo a comunidade acadêmica da pós-graduação da UESB, de Vitória da Conquista, para que houvesse uma maior compreensão da realidade indígena nordestina, partindo do Povo Pataxó. Além dos alunos da Aldeia Corumbauzinho, estiveram presentes estudantes do Colégio Estadual Indígena Aksã Pataxó.
O diretor do Colégio Estadual Indígena de Corumbauzinho, Maicon Rodrigues dos Santos, falou sobre a importância do evento para a comunidade. “Nossa feira cumpriu um papel fundamental no sentido de dar visibilidade aos indígenas nordestinos, principais afetados pelo processo de colonização. Nesta etapa, estamos priorizando a participação dos anciãos, das lideranças, dos professores da unidade escolar e todo o corpo escolar, principalmente os estudantes”, explicou, destacando a contribuição nos debates dos docentes-doutores José Valdir e Benedito Eugenio, da Uesb, onde o gestor escolar cursa seu doutorado.
O estudante Juantã Braz Machado, do Colégio Estadual Indígena de Corumbauzinho, comentou sobre a importância da feira nordestina para o seu processo de aprendizagem. “Este encontro foi fundamental para reconhecermos e valorizarmos ainda mais o jeito de viver do Povo Pataxó. Temos nossas comidas típicas, como o peixe assado na patioba e a farinha que é produzida na nossa própria comunidade, como temos também nosso artesanato, a exemplo do arco e flexa e cocá, bem como nossa pintura indígena, feita com o jenipapo e urucum”.
Sara Cristina Menezes Moreira, 8º ano do Ensino Fundamental II, da unidade escolar anfitriã, reforçou que a feira foi uma iniciativa bem propícia. “Precisamos de eventos como este para o fortalecimento da nossa cultura. E, para mim, é muito importante também que outras pessoas conheçam as nossas tradições, assim como gostamos de conhecer outras culturas”. Yara Santos, do 3º ano do Ensino Médio, por sua vez, falou da oportunidade de ter se aprofundado nos conhecimentos sobre sua própria cultura. “Gostei muito deste encontro, porque aprendi mais sobre a história do nosso povo, a vida dos mais antigos e coisas sobre a aldeia que eu não sabia”.
Para a estudante do Programa de Pós-Graduação em Ensino da UESB e professora da Educação Básica, Zelânia do Carmo Silva, a feira lhe trouxe a oportunidade de, por meio das diversas atividades, conhecer mais e acessar os saberes ancestrais e a diversidade da cultura dos povos tradicionais do Nordeste, especificamente dos pataxós da comunidade indígena de Corumbauzinho. “É importante o reconhecimento desses povos, que foram historicamente negados, invisibilizados na história oficial do Brasil e também nos currículos escolares. Enquanto estudantes da pós-graduação, é fundamental estreitarmos o contato com essas comunidades que têm muito a nos ensinar e, assim, promovermos processos educacionais interculturais que, de fato, reconheçam, incluam e valorizem a diversidade, a ancestralidade e as diferenças que constituem os nossos espaços escolares”, relatou
Notícias Relacionadas
-
Rede estadual de ensino de Anguera ganha novo colégio com estrutura para ensino em tempo integral
-
Estudantes participam da Etapa Territorial do projeto Encante, em Amargosa
-
Auxílio do Programa Mais Futuro será creditado nesta sexta-feira (6)
-
Período de renovação de matrícula para estudantes da rede estadual termina nesta sexta-feira (29)
-
Uesb abre inscrições para o Processo Seletivo de Acesso e Inclusão 2025.1
-
Governador fortalece diálogo com universidades estaduais e encaminha projetos de melhorias e reajustes à Alba
-
Feeba empossa nova coordenação com solenidade, na Secretaria da Educação da Bahia