Colégio Estadual Maria Teófila realiza I Feira de Ciências

A comunidade escolar do Colégio Estadual Maria Teófila, no município de Amélia Rodrigues, está empolgada com a realização da I Feira de Ciências, que acontece nesta quarta-feira (3/9) e quinta-feira (4/9), das 8h às 17h. Com o tema Use bem a energia que você tem, o evento tem como proposta estimular os estudantes do ensino fundamental e do ensino médio à reflexão sobre a geração e o uso das diversas fontes de energia, com o intuito de formar hábitos que levem à sua utilização cada vez mais sustentável. Dentro da feira, será desenvolvido o Ciência na Escola, projeto estruturante da Secretaria da Educação.

A diretora do colégio, Adalgisa Pinto Ferreira, ressalta que trata-se de um trabalho investigativo, que demandou muitos meses de pesquisa, envolvendo 700 estudantes. “E, por isso, precisa ser valorizado e difundido para que todos vejam que a nossa escola pública é capaz de contribuir com um mundo mais sustentável”. A vice-diretora, Lucidalva Boaventura, completa: “Eventos dessa natureza são importantes para que nossos alunos adquiram uma postura consciente em relação ao uso da energia e multipliquem essa nova consciência, contribuindo, assim, com o bem-estar e a sustentabilidade do planeta”.

II Feira de Ciências da Bahia

Para o professor do colégio, Paulo Roberto Gomes de Souza, coordenador da I Feira de Ciências do Comart, o envolvimento e a empolgação dos estudantes mostram o quanto iniciativas como essa atraem a comunidade, contribuindo para um novo comportamento doméstico e social. “Está sendo bastante positiva a realização do evento porque estamos conseguindo trazer a comunidade de Amélia Rodrigues para dentro da escola por meio dos trabalhos de alunos de uma escola pública, o que mostra a sua capacidade de produzir e compartilhar conhecimentos”, avalia.

Mudanças de atitudes – Energia nuclear, energia eólica, bioenergia e hidrelétrica são alguns dos temas focados nos trabalhos dos estudantes.  “Fizemos questão de trabalhar ações que pudessem acrescentar mudanças de atitudes em relação ao uso da energia elétrica”, ressalta o professor de português Antônio Gustavo Moraes Silva. Ele cita, como exemplo, o estande sobre O consumo da energia doméstica, no qual os estudantes mostram maneiras corretas de usar os eletrodomésticos para que a energia seja consumida de forma sustentável.

O estudante Marcos Sabino, 18 anos, 3º ano, conta que o tema biogás será focado pela sua turma com o objetivo de mostrar que o lixo dos aterros podem ser transformados em energia, a começar pela sua reciclagem e seu encaminhamento para as chamadas usinas verdes. “É muito importante essa feira porque estaremos refletindo sobre temas, hoje, debatidos em todo o mundo, visando a uma cidade mais sustentável”.

A colega Mila Kelly Costa, 16 anos, 1º ano, por sua vez, se empolga com o tema da energia nuclear. “Vamos mostrar as suas vantagens e desvantagens, trazendo à tona a questão da radiotividade, que serve para curar várias doenças. O câncer de mama, por exemplo, que pode ser tratado com radioterapia”, disse.

“É muito importante essa feira porque estaremos refletindo sobre temas, hoje, debatidos em todo o mundo, visando a uma cidade mais sustentável” - Marcos Sabino

Durante o evento, serão recolhidas baterias de celular e pilhas usadas, que serão destinadas ao descarte correto, apresentando na prática ideias que podem transformar o mundo. A feira estará aberta à visitação nos dois dias, das 8h às11h30 e das 13h às 16h.

Ciência na Escola – Ação estruturante da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o Ciência na Escola visa promover a educação científica na rede de escolas estaduais da Bahia, no segundo segmento do ensino fundamental, na etapa que compreende a 5ª até a 8ª série (6º ao 9º ano). Inicialmente, nas aulas de Ciências e Geografia, o programa se propõe a desenvolver valores estéticos e de sensibilidade, capazes de formar cidadãos letrados cientificamente.

Nessa perspectiva, o Ciências na Escola se propõe a ressignificar a importância da alfabetização cartográfica, a qual se detém, entre outros tantos fatores, nas conexões com uso e ocupação do solo, vegetação, fauna, flora, rios, meio ambiente, ciclos biogeoquímicos e dinâmica da circulação atmosférica que guiam educadores e estudantes ao conhecimento dos elementos bióticos e abióticos que constituem o espaço social no qual vivem os grupos humanos.