Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Colégio Estadual realiza projeto sobre identidade étnica e autoestima
Colégio Estadual realiza projeto sobre identidade étnica e autoestima
Publicado em seg, 22/02/2016 - 17:33 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
Reconhecer a identidade étnica como forma de valorizar sua origem e estimular a autoestima. Esse é o objetivo do projeto ‘Roda Conversante’,que teve seu primeiro debate realizado, nesta segunda-feira (22), no Colégio Estadual Professora Noêmia Rego, no bairro de Valéria, em Salvador. Contando com a participação da coordenadora da Educação Escolar Indígena, da Secretaria da Educação do Estado, Rosilene Araújo Tuxá, estudantes do 1º ano do Ensino Médio puderam conhecer mais sobre a luta do povo indígena para conquistar seu reconhecimento.
Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
“Os estudantes da rede pública tem que ter a consciência que determinação e foco nas suas decisões são o fator fundamental para conquistarem seus objetivos. A minha ideia foi mostrar que, com as políticas públicas de educação, temos oportunidade de alcançarmos nossas finalidades, com comprometimento e estudo. E isso foi possível para mim e muitas pessoas da minha etnia”, destaca Rosilene Araújo Tuxá.
O coordenador da ação, Luciano Lopes, professor de geografia e cartografia, ressalta que “quanto mais o aluno conhece sua verdadeira identidade, por meio do conhecimento dos seus ancestrais, ele consegue valorizá-la, aumentando sua autoestima e a capacidade de buscar seus objetivos”. Ele ainda afirma que este processo tem que ser realizado “durante todo o ano letivo e não apenas em datas comemorativas, pois só dessa forma a escola vai realmente contribuir no desenvolvimento do aluno”.
Atenta à palestra, a estudante Jéssika Nunes, 16 anos, mostra seu entusiasmo com o assunto abordado. “É importante esta oportunidade de debatermos o tema. Às vezes, vejo colegas que acham que não são capazes de exercer certas profissões e estão errados. Nós somos tão capazes quanto qualquer outro.”
Seu colega, George Luis Barros, 16, que pretende ingressar no curso de Direito, enfatiza a necessidade do aluno acreditar na sua capacidade. “Vemos diversos exemplos de superação e esses debates reafirmam a nossa condição de estarmos sempre determinados em lutar pelos nossos sonhos. Já estou me preparando para enfrentar os futuros obstáculos que estão por vir”, diz.
Notícias Relacionadas
-
Sec divulga lista preliminar das escolas destaques no Prêmio Gestão da Aprendizagem
-
Colégio Barros Barreto recebe a 7ª edição do Novembro das Artes Negras, até sexta (dia 22)
-
Especialistas participam de debate na SEC sobre práticas pedagógicas em Educação étnico-racial
-
Estudantes da rede estadual se destacam no Concurso Jovem Jornalista 2024
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
Estudantes da rede estadual participam de experiência imersiva para estudar o aparelho digestivo