Colégio Estadual Rotary abre as portas para a comunidade para um sábado de prestação de serviços

Este sábado letivo foi muito especial para os estudantes, professores, gestores e funcionários do Colégio Estadual Rotary, no bairro de Itapuã, em Salvador. A unidade escolar abriu as portas para a comunidade durante o Rotary Day 2018. Durante todo o dia, as salas de aula foram transformadas em espaços para oficinas diversas de arte e cultura, rodas de conversa e prestação de vários serviços gratuitos na área de Saúde, com instituições parcerias, a exemplo do Rotary Clube da Bahia, Fundação José Silveira, UNIRB, DETRAN-BA, Procon, Tribunal de Justiça e Aeronáutica. Profissionais como médicos, enfermeiros nutricionistas e odontologistas realizaram atendimentos gratuitos.

O diretor do Colégio Estadual Rotary, Erweuter Volkart de Oliveira, falou que a iniciativa aproxima a escola da comunidade e estabelece uma rede de parceria pelo bem comum de todos. “Esta atividade representa para nós a consolidação de um projeto que busca consolidar uma rede de parcerias por uma escola viva, pujante e que pode prestar atendimento em diversas áreas para a comunidade. Este é um grande movimento em prol da escola pública, que é um dos pilares do Programa Educar para Transformar. Com esta rede, temos um conjunto de profissionais, de pessoas que vêm para cá para promover o bem comum e que se preocupa com a escola pública e nós, da gestão, somos os mediadores para que isso aconteça”, afirmou.

>> Veja mais fotos desta matéria no FLICKR da Educação

O vice-diretor da unidade escolar, Fernando Leal, disse que a escola se prepara durante todo o semestre para promover esta ação. “Isto representa uma proximidade entre a escola e a comunidade, prestando assistência para além da educação, rompendo os muros da escola. Eu fico emocionado, porque a gente vê que o colégio presta este serviços para quem precisa e com estas parcerias que fazem do projeto uma realidade”.

Unidades móveis foram instaladas no local para a prestação de serviços de pediatria e odontologia, o que incluiu higienização e aplicação de flúor. Médicos de outras especialidades, como Otorrinolaringologia, Oftalmologia e Clínica Médica realizaram consultas. Na área de Enfermagem, houve busca sintomáticos respiratórios e na área de Nutrição, os profissionais realizaram oficinas sobre alimentação saudável para adolescentes. O público também pôde fazer a tipagem sanguínea e participar de várias oficinas com temas relacionados à Saúde, como Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Automutilação e causas de suicídios entre jovens, Gravidez na adolescência e Cuidados com os pais e idosos.

A programação envolveu, ainda, ações voltadas para a Educação no Trânsito, Educação Financeira, Pensão Alimentícia, Paternidade e Guarda Compartilhada e oficinas voltadas, especialmente, para a juventude, como sobre Aeronáutica.