Colégio Estadual Rotary de Itapuã completa 70 anos de fundação com homenagem da comunidade escolar

Duas salas de aula, construídas no início da década de 1950, foram a semente da história do Colégio Estadual Rotary e da Escola Estadual Rotary, instituições de ensino da rede pública estadual localizadas no mesmo espaço, no bairro de Itapuã, em Salvador. Nesta terça-feira (29), o colégio completa seu 70º aniversário de fundação. Para comemorar,   uma série de ações serão realizadas ao longo do ano e a primeira delas é a postagem de depoimentos sobre a importância do Rotary. Os vídeos serão postados na página do Facebook (https://bit.ly/2TgBIYh) do Colégio Estadual Rotary.

O diretor do Rotary, Erweuter Volkart, falou sobre o papel da unidade de ensino na vida dos estudantes. “Temos muito o que comemorar na passagem dos 70 anos da nossa instituição, que tem como filosofia fazer dos nossos estudantes cidadãos transformadores, inovadores e críticos, dentro de uma proposta pedagógica que nos tornou uma escola de referência e que permanece contribuindo cada vez mais para a educação pública de qualidade no nosso Estado”, declarou o gestor.

A estudante Geovana Andrade, 17, 3º ano, também celebra a data e destaca o papel dos professores.  “Eles estão sempre buscando trazer inovações, com projetos incríveis, para estimular os alunos. Na I Mostra de Iniciação Científica do Rotary, em 2019, eu e alguns colegas desenvolvemos o nosso trabalho com probióticos do leite fermentado, no laboratório do colégio. Por conta do desempenho, Calyson Britto e eu fomos gratificados com duas bolsas de Iniciação Científica Júnior na UFBA. O Rotary é sobre isso: oportunidade! Sou extremamente grata e feliz por fazer parte da comunidade Rotary Itapuã”, relatou.

Fabricio Reis da Silva, 18, estudante do 1º/2º ano, também parabenizou a unidade escolar, da qual foi aluno por todo o Ensino Fundamental. “É uma escola que oferece um ensino de qualidade, com professores capacitados e sempre dispostos em ajudar os estudantes. Hoje, estou terminando o Ensino Médio. Vou sentir saudades de todos por todo o aprendizado", disse o aluno, que, atualmente, estagia na unidade como recepcionista.

Sobre o Rotary – Em 1951, em um terreno localizado na Ladeira do Abaeté, s/n, em Itapuã, o Rotary Club da Bahia e a Casa da Amizade (movimento de mulheres rotarianas) ergueram o Colégio Estadual Rotary. Em 2001, no mesmo espaço, surgiu a Escola Estadual Rotary. Atualmente, a escola possui 22 salas de aula e o colégio, 14. Além da quadra compartilhada, as unidades possuem laboratórios de ciência e informática, biblioteca e áreas de recreio cobertas.  O complexo de educação atende a mais de 3.500 estudantes do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.