Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Colégio Estadual Satélite comemora Semana da Inclusão com arte e cultura
Teatro, música, pintura e dança são os destaques na comemoração da Semana da Inclusão no Colégio Estadual Satélite, localizado no bairro de Piatã, em Salvador. Nesta terça-feira (22), 37 alunos com necessidades educativas especiais realizaram uma série de apresentações com o tema “Arte e Cultura”. O objetivo é promover uma maior integração da comunidade escolar e entre a escola e as famílias.
“Todos somos iguais a qualquer outra pessoa, então é preciso incluir. Por isso, minha frequência na escola vem me ajudando muito desde a 4ª série. Tive que reaprender o Braille, e hoje, vim apresentar um poema sobre inclusão”, destaca o estudante da 7ª série, Diego Santos, 20 anos, deficiente visual.
"A escola tem sido uma família”, Felipe Almeida - Estudante
Já a estudante Andressa Freitas, 20, com deficiência intelectual, fala da importância da arte na educação. “Foi muito bom poder aprender a dançar. Com o meu colega Tiago, pudemos apresentar uma coreografia com a música ‘No Tabuleiro da Baiana’, do compositor Ary Barroso, em que organizamos diversos ensaios.” O estudante Felipe Almeida, 24, que possui paralisia física, apresentou telas produzidas nas aulas de arte e também falou sobre o seu processo de ensino e de aprendizagem. “A pintura é tudo pra mim. Antes não conhecia nada, mas com o apoio das minhas professoras, Liliane Mendonça e Valdelúcia Medina, consegui aprender bastante. A escola tem sido uma família”, enfatiza.
O estudante Ronaldo de Souza, 30, deficiente visual, destaca a integração na escola. “A inclusão está em todos os lugares. Primeiro precisamos nos respeitar para que os outros tenham respeito por nós. Então, na nossa apresentação musical estamos trabalhando em equipe com o Grupo Alegria.”
Educação Especial
Além dos trabalhos artísticos, o Colégio Estadual Satélite vem sendo uma referência no ensino da Educação Especial. “O grande diferencial da nossa escola é a proposta de inclusão com alunos especiais e aqueles ditos ‘normais’. O trabalho começou em 2007 de forma experimental e no ano seguinte montamos uma sala multifuncional. Os estudantes participam das aulas regulares em um turno e no outro participam de atividades com professores no desenvolvimento dos alunos focados na deficiência. Hoje, temos uma equipe de 31 educadores e todos especializados em Educação Especial”, explica a diretora Benevalda Santos.
"Não há diferença entre a gente”, Lavínia Matos
A proposta pedagógica é inclusiva, conforme explica Lavínia Matos, 14, aluna da unidade que tem mais de 300 estudantes matriculados no ensino médio. “Antigamente existiam salas exclusivas para deficientes e na nossa escola temos a oportunidade de estarmos juntos e aprendendo muito com eles. Não há diferença entre a gente”, afirma a estudante que encenou uma peça sobre preconceito.
Para os pais, a escola também tem sido uma excelente alternativa para a educação dos seus filhos. “Vinha buscando um colégio que pudesse trabalhar com o estudante de forma plena. Aqui os estudantes são tratados igualmente, sabendo que todos têm suas qualidades e defeitos. E esta Semana de Inclusão apenas mostra o desenvolvimento que estes estudantes estão realizando durante todo o ano,” afirma Avelino Pereira, pai da estudante Julia Anamin.
Educação Especial
O Estado da Bahia dispõe de seis Centros de Educação Especial nos municípios de Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana, Jequié, Ipiaú, Itabuna e Caetité. Existem, ainda, mais 60 unidades escolares atendendo às demais especificidades do público-alvo da Educação Especial em todo o Estado. Em Salvador, o atendimento é realizado no Centro de Educação Especial Pestalozzi da Bahia, e mais cinco Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), implantadas nos colégios estaduais Rotary, Ruy Barbosa, Satélite, Raphael Serravalle e Zumbi dos Palmares.
Notícias Relacionadas
-
Estudantes da rede estadual participam do 1º Festival da Voz Estudantil de Vitória da Conquista nesta sexta-feira (22)
-
SEC convoca 181 mediadores para atuarem no Emitec
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro