Colégio Estadual Vitor Soares comemora 98 anos de fundação

O Colégio Estadual Vitor Soares comemora 98 anos de história na próxima segunda-feira (23/03). Para celebrar quase um século de fundação, estudantes, professores e gestores da escola organizam um desfile comemorativo pelas ruas da Ribeira, bairro onde está localizada a unidade, às 8h. O desfile será divido em alas representando as atividades oferecidas aos estudantes com necessidades educativas especiais, além de uma ala em comemoração ao aniversário de Salvador, que completa 466 anos no dia 29 de março.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
O colégio, que tem sua história marcada pela educação inclusiva, desde 1975, é reconhecido como Centro de Referência Inclusiva em Salvador. O prédio da unidade de ensino, que conta com dois anexos, atende, ao todo, 1650 estudantes, 353 deles com necessidades especiais. Entre as atividades oferecidas a esses estudantes, estão culinária, marcenaria, artesanato, coral, tai chi chuan e xadrez.

A educação integrada é uma realidade no colégio, que prepara os alunos, com e sem necessidades educativas especiais, para estudarem no mesmo espaço, de acordo com seu desenvolvimento. Maria Cristina Elesbão, mãe da estudante Daniela Elesbão, que tem deficiência intelectual, afirma que o colégio contribuiu para a socialização da sua filha. “O comportamento dela melhorou muito, e isso também ajudou no convívio com outras pessoas, além do aprendizado que ela teve”, relatou.

A aluna Juliana Curvelo, 16 anos, também elogia a unidade e fala do significado do colégio para sua formação. “É uma escola importante. Aqui é o lugar onde fiz muitas amizades que também ajudam no meu desenvolvimento escolar”, declarou a estudante, que está no 3º ano do ensino médio e divide espaço com estudantes com necessidades educativas especiais. “O colégio é um exemplo de instituição escolar que tem uma preocupação em formar cidadãos, como também focar na educação especial, e cumpre muito bem seu papel ao longo dos seus 98 anos”, destacou o professor de história, Carlos Araújo.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
Espaço escolar – O Colégio Estadual Vitor Soares foi fundado em 1917 e oferece, além do Ensino Especializado, ensinos fundamental e médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nos dois anexos que compõem o prédio, há 23 salas de aula, auditório, biblioteca, sala de informática, cinco salas para atividades extraclasse e duas salas de apoio.