Colégio Estadual Ypiranga comemora 20 anos

A comunidade escolar do Colégio Estadual Ypiranga, localizado em Salvador, vai estar em festa nesta terça-feira (10/04), quando a unidade comemora 20 anos de serviços prestados. O colégio funciona no Solar do Sodré, no bairro 2 de Julho, em imóvel do século XVII que foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938. O local serviu de residência para o poeta Castro Alves (1847-1871) em seus últimos anos de vida e já abrigou outras instituições de ensino ao longo de sua história.

A programação festiva tem início às 10 horas com o hasteamento da Bandeira do Brasil e execução do Hino Nacional, seguida de apresentações cênicas, de grupos de dança, fanfarra, exposição fotográfica e uma homenagem aos profissionais do colégio com mais de 10 anos no local. “Também vamos realizar oficinas de grafitagem e uma apresentação da fanfarra pelas ruas próximas ao Ypiranga. Toda a comunidade escolar está mobilizada para o evento”, disse a diretora Rosa do Amparo Cunha de Mattos.

A casa, antes de se tornar Colégio Estadual Ypiranga, abrigou o Colégio Alemão, Piedade e Florêncio Gomes, entre outros. Estudaram no local nomes como Adonias Filho (1915-1990), membro da Academia Brasileira de Letras, escritor, jornalista, crítico literário, ensaísta e romancista brasileiro e Alfredo de Freitas Dias Gomes (1922-1999), mais conhecido pelo sobrenome Dias Gomes, romancista, dramaturgo, autor de telenovelas e também membro da Academia Brasileira de Letras.