Colégio lança jornal e aumenta interatividade da comunidade escolar

Foto: acervo pessoal

Informações sobre ações pedagógicas, agenda e homenagens são algumas das publicações que os estudantes do Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro, no município de Jacobina, podem encontrar no Jornal “Nossa Voz” e no blog da escola. Lançado no início do ano letivo, o jornal já teve mais de mil tiragens das três edições já publicadas e o blog, lançado recentemente, já disponibiliza, além de outras informações, as versões virtuais dos jornais impressos. Usados como canais de comunicação da comunidade escolar, os espaços vêm conquistando os estudantes que participam da publicação sugerindo pautas e escrevendo textos.

“Nossa ideia é aproximar ainda mais os alunos das ações e gestão da escola. Queremos que eles participem da nossa gestão, e o jornal surge para ser esse espaço aberto de comunicação”, declara o gestor da unidade escolar, Aleques de Oliveira. Ele informa ainda que a intenção é expandir a comunicação nos canais virtuais, como aplicativo de celular e o blog. “Há uma semana criamos nosso blog, que já conta com as três edições do jornal. Além disso, por meio do aplicativo de celular, vamos enviar a versão digitalizada do jornal para os alunos, e para isso contamos com o apoio dos líderes de classe”, informa.

O líder de classe do 2º ano, Vinicius Santos, 17 anos, diz que através do jornal passou a conhecer mais a escola. “Achei legal a iniciativa, a gente conhece mais onde estuda e pode participar apresentando os nossos projetos para os colegas”, diz. A estudante Luana Gomes, 17, também do 2º ano, sugere formas de atrair a participação dos alunos no jornal. “Os alunos poderiam se interessar mais pelo jornal. Por exemplo, a professora poderia fazer um concurso de redação na sala e a melhor redação é publicada no jornal. Assim, além de contribuir a gente exercita mais a escrita”, completa.

Toda concepção do jornal - produção de textos, diagramação e impressão - é feita na própria escola. “Nossos professores fazem a correção e diagramação. A impressão também é feita na escola, tudo isso pensando de forma a estimular a participação todos no bom andamento da escola. Ainda estamos no começo, mas a intenção é aumentar ainda mais a participação de todos”, salienta, Aleques.