Colégio no Bairro da Paz promove atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água

A comunidade escolar do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, localizado no Bairro da Paz, em Salvador, promoveu, nesta segunda-feira (19) um abraço simbólico, no Rio Mangabeira. A ação integra a programação em alusão ao Dia Mundial da Água, que é comemorado no dia 22 de março, marcada por várias atividades voltadas para a temática e sua importância, além de chamar a atenção da população para os cuidados com o meio ambiente.

Segundo a professora de Geografia e uma das organizadoras da mobilização, Elisenilda Andrade, esse foi o ato inicial do Projeto Pedagógico do ano letivo da unidade, que tem como tema gerador ‘Sustentabilidade e Cidadania’. “A nossa intenção com esta atividade é despertar e discutir, na comunidade escolar e no entorno, a importância do pertencimento deste território, que é o Rio Mangabeira, e as consequências que a degradação atual está causando a todos. Acreditamos que despertando esse sentimento de pertencimento e se apropriando desse território, a gente possa tomar ações para modificar os pontos negativos”, declarou a professora.

A estudante Andréia Costa, 37 anos, 3º ano do Ensino Médio, participou da atividade e diz estar confiante da colaboração da comunidade para com o rio e cuidado com meio ambiente. “Foi uma bela mobilização. Alcançamos nosso objetivo que era chamar a atenção da população. Espero que todos se comprometam com a preservação do rio que nós temos e que anda tão degradado”, disse.

Seu colega, Luan de Jesus, 19, também 3º ano, elogia a iniciativa do colégio. “Precisamos cuidar do nosso rio, para podermos viver melhor. Se todos darmos as mãos e zelar pelas nossas águas, o bairro desenvolve e a cidade vive melhor. E é isso que queremos mostrar, que estamos engajados nessa causa e atentos ao nosso recurso tão precioso”, conclui.

Durante a semana, estão programadas palestras, sobre a importância dos rios, em destaque para o Rio Mangabeira. Ainda será realizada a etapa escolar da III Conferência Estadual Infantojuvenil do Meio Ambiente, apresentações culturais, mostra de paródias, pintura no muro da unidade, gincana e rodas de conversas em sala de aula sobre a água.