Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Colégio Noêmia Rego promove projeto para incentivar a cultura da paz no bairro de Valéria, em Salvador
Através da arte, da cultura, do voluntariado e do acolhimento, o Colégio Estadual Professora Noêmia Rego, no bairro de Valéria, em Salvador, vem permanentemente difundindo a paz pelos seus arredores. Com muros pintados, cartazes espalhados nos pátios e projetos artísticos em parceria com instituições religiosas, artistas e de moradores, a unidade escolar realiza o projeto “Cultura da paz na escola”, com o objetivo de transmitir valores humanitários da não violência, da convivência pacífica, da solidariedade, da importância do diálogo para a resolução de conflito e do desenvolvimento da autoestima da comunidade escolar, a partir das atividades culturais.
De acordo com o gestor do Colégio Noêmia Rego, Edson Lima, a campanha da escola vem sensibilizando moradores do bairro que estão usando a palavra paz pintada em suas casas. Para o diretor, a escola deve ser um ambiente para propagar a informação, cultura e paz. “O nosso objetivo é promover a prática da não violência contra pessoas ou patrimônio. Vamos levar a ideia do acolhimento, afeto e escuta através da arte para os nossos estudantes, profissionais e moradores do bairro. A ideia é transcender os muros e tocar positivamente em todo o nosso redor. Estamos atuando com oficinas de pintura e dança e revitalizamos a nossa fachada com um grafite. A arte foi feita com um campo de girassóis e uma grande asa branca simboliza a serenidade e paz que todos nós desejamos”.
O projeto artístico do ambiente foi realizado pelo arte-educador e grafiteiro Thito Lama, em parceria com a design Preta Nesta. Thito falou sobre a experiência. “ Acredito que, através do incentivo da arte e cultura nas escolas, com certeza poderemos fortalecer a paz. Projetos desse cunho são importantes para mostrar à população novos horizontes. Devemos acreditar que, através da educação, podemos mudar uma realidade e, com diálogo, encontramos alternativas para implementar projetos consistentes que valorizem a todos inseridos em um processo de promoção de justiça e igualdade social”.
A estudante Ângela Vinhatico, 20 anos, matriculada no curso de técnico de nível médio em Administração, diz que o projeto vem trazendo bons frutos. “É algo bem interessante. A gestão sempre busca o equilíbrio e a paz. Mesmo com a pandemia, o colégio teve muito traquejo em lidar com os estudantes e habilidade para transmitir conceitos de cidadania e convívio social”.
A socorrista Cláudia Ribeiro de Jesus Pereira é mãe da estudante Kaylane Ribeiro de Jesus Pereira e atua como voluntária na escola. Nascida e
Eunice Souza dos Santos é mãe de um ex-estudante da unidade. Com formação em Pedagogia, ela começou a atuar também como voluntária no colégio. “Quando fui inserida no “Cultura da paz na escola”, percebi algo de especial. Comecei a dedicar um tempo para ajudar os alunos a realizarem o projeto e foram feitas algumas atividades baseadas no tema, o que trouxe um impacto positivo, contribuiu para que cada um percebesse que a paz começa ou deve estar em casa, dentro de nós”.
A professora de Geografia Helvia Cerqueira está na unidade há 21 anos e comenta que o projeto vem mudando o cotidiano dos alunos de forma harmônica e positiva. “A estética influencia na autoestima do estudante. A unidade está bonita e colorida, com flores e imagens que fazem com que os alunos se sintam acolhidos. Além disso, temos investido na escuta. É essencial ouvir, entender os anseios dos alunos, enxergá-los e tratá-los de forma personalizada, pois cada um tem a sua realidade e anseios", considera.
A unidade de ensino possui 2.485 estudantes, matriculados em três turnos, em diferentes ofertas e modalidades, a exemplo dos ensinos Fundamental em Tempo Integral e Médio, da Educação Profissional e Tecnológica, e da Educação de Jovens Adultos (EJA).
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira