Colégio Paulo dos Anjos promove prevenção de doenças cardíacas

O Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, localizado no bairro da Paz, em Salvador, promove, neste sábado (29/9), uma ação voltada para a prevenção de doenças do coração em crianças, adolescentes e adultos jovens. O evento, que conta com parceria das instituições FTC e Unifacs, acontece entre 9h e 14h, com o tema Um mundo, um lar, um coração. As atividades marcam o Dia Mundial do Coração, comemorado também no sábado, e também têm o objetivo de trazer os saberes especializados para dentro das escolas da rede pública de ensino.
Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação

“Nosso objetivo é despertar a atenção da comunidade escolar e, consequentemente, de seus familiares, para a importância de melhorar suas condições de vida a partir da tomada de consciência sobre novos comportamentos alimentares e físicos, evitando, assim, acidentes vasculares, problema que tem crescido entre os jovens”, afirma a diretora do Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, Elísia Mélia.

A professora Maristela Orge, coordenadora dos cursos de Estética e Cosmética da Unifacs e de Farmácia da FTC, participa do evento focando, especialmente, no tema do crescimento da obesidade infantil e adolescente. “Esse quadro é decorrente de vários fatores, entre os quais, o estresse e a falta de uma alimentação saudável, tornando-se uma bola de neve, comprometendo os índices de colesterol e de glicemia e causando acidentes vasculares em pessoas ainda muito jovens. Essa realidade muito nos preocupa”, diz.

Programação – Durante toda a manhã, os 1.354 estudantes do Colégio terão a sua disposição diversos serviços, como orientações básicas sobre saúde e qualidade de vida, sob o comando de alunos do curso de Estética e Cosmética da Unifacs. Além de orientar os estudantes do colégio, os universitários vão exibir filmes curtos sobre os riscos cardíacos e oferecer lanches saudáveis. Também serão realizadas higienização facial, manobras relaxantes e cálculo do IMC (Índice de Massa Corpórea).

Ainda como parte do programa, os estudantes do curso de Farmácia da FTC farão testes rápidos para análise de glicose capilar e averiguação de parâmetros, como altura, peso e percentuais de gordura, utilizando balança de bioimpedância, bem como aferição de pressões arteriais dos alunos.  “Vamos promover, ainda, jogos educativos, atividades lúdicas e distribuição de brindes”, completa a diretora do colégio, Elísia Mélia.

Os estudantes que chamem a atenção da equipe de universitários da área de saúde, segundo a diretora, serão orientados a procurar a Fundação José Silveira, instituição parceira do Colégio.