Colégio promove ações sustentáveis em Praia do Forte

Foto: acervo pessoal

O Colégio Estadual Alaor Coutinho está localizado em uma das regiões mais bonitas da Bahia, a Praia do Forte. Em meio ao cenário famoso pela desova das tartarugas marinhas, os estudantes buscam contribuir para amenizar os impactos socioambientais ao redor do lugar onde estudam e vivem. Para isso, orientados pelos professores, investem em ações sustentáveis na escola. A implantação de uma horta modelo e a construção de uma sala de artes com a técnica de bioconstrução servem como campo experimental para as aulas práticas de disciplinas como Biologia, Matemática, Química e Física.

Na área externa do colégio, os estudantes ajudaram a fazer hortas e mandalas nas quais são cultivados alimentos orgânicos como legumes, verduras, frutas e plantas medicinais. As plantações são regadas através de um sistema de irrigação desenvolvido com a iniciativa dos próprios estudantes. A água utilizada é captada pela chuva e armazenada em um tanque. Os alimentos cultivados são utilizados na alimentação escolar.

Desta forma, os conteúdos são trabalhados de maneira interdisciplinar contribuindo para o processo de ensino e de aprendizagem. “Aproveitamos o próprio espaço das hortas para abordar vários conteúdos das disciplinas para que os estudantes aprendam de forma prática e dinâmica", como explica o professor Arsênio Jorge Fonseca, de Biologia.

“Nas minhas aulas de Biologia, por exemplo, eles estudam sobre o processo de respiração dos vegetais e fotossíntese. Além disso, nas aulas ministradas pela professora de Química, eles aprendem a produzir defensivos naturais para o combate às pragas. Já a Matemática fica ainda mais fácil ao resolverem cálculos sobre as áreas dos canteiros, quantidade de água utilizada e outros assuntos”, destaca.

A estudante Poliana Nascimento, 17, 3º ano, fala da importância das atividades práticas. “É muito bom ter esse contato com as hortas porque estimula nosso aprendizado e a termos uma alimentação mais saudável”, comenta. Já estudante Marta Daniele Farias, 18, 3º ano, diz que o aprendizado é abrangente. “Nas 20 tarefas realizadas pudemos aprender coisas diferentes e que nos levaram a uma reflexão, a exemplo do respeito às diferenças, combate ao preconceito racial, religioso e à homofobia”, afirma.

De acordo com a diretora Maria do Socorro Aquino, o objetivo das ações vai além de tornar a escola sustentável. “Nosso papel é formar cidadãos conscientes de seu papel no mundo, pois através da execução de ações voltadas para a sustentabilidade eles podem deixar legados para as gerações futuras. As ações visam o cuidado com a escola, consigo mesmo e com o outro, levando a valorização do Patrimônio Material e Imaterial através do protagonismo estudantil”, ressalta a gestora.

Fotos: Emerson Santos - Ascom/Educação
Gincana
Algumas das ações sustentáveis aplicadas na unidade escolar foram executadas como tarefas da IV Gincana da Cidadania realizada pelos estudantes durante dois meses e que teve como tema “No CEAC eu aprendo a cultura da paz e respeito às diferenças”. A culminância das tarefas foi última quinta-feira (27), no Centro de Treinamento de Praia do Forte, com muita animação, aprendizado e integração entre as seis equipes participantes.

Para Fábio Luís Barbosa, 17, 2º ano, a gincana trouxe novas experiências. “A tarefa mais interessante foi o início da implantação da sala de artes com a técnica da bioconstrução, na qual são utilizados materiais reaproveitáveis como madeira de reflorestamento, pneus, barro e outros. Alguns materiais nós conseguimos por meio de doações de comerciantes locais e parceiros da escola. É muito bom participar de algo que vai servir para nós e para os próximos estudantes”, revela.