Colégio realiza Festival Conexão África-Brasil

Palavras-chave:

O Colégio Estadual Odorico Tavares realiza, no dia 26 de janeiro, o I Festival Fazendo Ciência Experimentando Conexões. O evento vai reunir estudantes e comunidade em oficinas, micropalestras e exposições de vídeos, além de apresentações de música e capoeira. As atividades acontecem, simultaneamente, no período das 8 às 12h, no próprio colégio. Cerca de 500 estudantes participam do projeto, que faz uma ponte entre África e Brasil, com base na história da capoeira.

Foto: Claudionor Jr. Ascom/Educação

A professora de história Elizabeth Silva, que coordena o festival, conta que, a partir desta temática, foram realizadas várias pesquisas intercalando o estudo formal e o informal, a teoria e a prática. “Falamos da Escravidão e Abolição no Brasil, utilizando como apoio a discussão da capoeira. Ela também nos permitiu trabalhar a marginalização dos capoeiras  na época colonial e início da República Brasileira”.

O festival é resultado de atividades desenvolvidas no decorrer do ano letivo para incentivar a busca de conhecimento pela pesquisa. Para tanto, a escola contou com a parceria da Universidade Federal da Bahia (Ufba), que abriu as portas para trabalhos de pesquisa e experimentação. Os estudantes fizeram visita a museu e laboratórios de informática, participaram de minicursos de edição, gravação de vídeo e de palestras na Faculdade de Educação da Ufba.

Notícias Relacionadas