Colégio realiza seminário para aproximar família da vida escolar dos estudantes

Foto: Suâmi Dias - Ascom/Educação

Ter a família mais próxima da escola e promover o interesse para que acompanhe a vida escolar dos filhos. Foi com este objetivo que o Colégio Estadual Edvaldo Fernandes, localizado no bairro de Tancredo Neves, promoveu, nesta quinta-feira (28/05), no auditório da unidade, o II Seminário Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Seguindo orientação do Educar para Transformar – um Pacto pela Educação, a direção da unidade convidou os pais, mães e responsáveis para, junto com os estudantes, apresentar os projetos desenvolvidos pela escola durante o ano letivo de 2015.

“Estamos à procura de novas metodologias para a escola e o Pacto pelo Ensino Médio traz esse conhecimento para os professores. Por isso, a comunidade escolar tem que estar ciente destes novos processos”, destaca o diretor Creilton Bonfim Passos. Ele ainda relata os principais projetos do colégio. “Realizamos o Simulado Enem, a Feira de Ciências e de Matemática, Saúde e Tecnologia, o Sarau de Poesia, todos alinhados com os projetos estruturantes da Secretaria da Educação. E tudo isso também é debatido no seminário para atrair o estudante a participar das atividades”, diz.

Veja todas as fotos do seminário

Fotos: Suâmi Dias - Ascom/Educação

A professora Silvana Espírito Santo, coordenadora do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio, na unidade, fala das mudanças no ensino de aprendizagem com a implantação do projeto. “Antes não tínhamos projetos voltados para a prática. Com o Pacto, os professores passam a ter uma didática mais atual, que resulta em novas metodologias de mediar o conteúdo, abrangendo a contextualização do assunto e o envolvimento de toda a comunidade”, explica.

Ansiosa para participar pela primeira vez, a estudante do 1º ano, Alice Mota, 17 anos, decide quais atividades vai se dedicar. “Escolhi o sarau e a dança por me identificar bastante com estes projetos. Sei que além da prática, realizamos pesquisas para poder conhecer os grandes autores e, com certeza, vai ser uma inspiração nas nossas próprias produções”, conta. Para a aluna, as atividades também “integram a escola, e fazem com que colegas de séries diferentes tenham contato e criem novas amizades”.

Já a estudante do 2º ano, Thaís Santos, 16 anos, volta suas atenções para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “A oportunidade de ter o reforço do simulado Enem para realizar as provas é muito importante porque contribui para nos deixarem bem preparados na busca por uma vaga, que é bastante concorrida”, conclui.