Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Colégios da rede estadual realizam ensaio geral para o 2 de Julho
Em clima festivo e de integração, a comunidade escolar do Colégio Estadual Ruben Dário, no bairro de San Martin, em Salvador, recebeu estudantes de outras sete unidades escolares da rede, nesta quarta-feira (14), quando aconteceram a segunda etapa do Intercolegial de Fanfarras e o 1º Encontro de Bandas e Fanfarras do Mais Educação do Ruben Dario. Além de desfilarem pelo entorno da escola, as bandas de fanfarras aproveitaram a oportunidade para realizar um ensaio geral para o Desfile Cívico do 2 de Julho.
As fanfarras da rede estadual desempenham um papel que vai além dos desfiles cívicos e campeonatos, funcionando como um ambiente de aprendizagem e de incentivo ao protagonismo estudantil. Trata-se, sobretudo, de uma oportunidade de trabalhar a disciplina dos estudantes e a educação artística-cultural, estabelecendo-se uma relação direta da escola com as comunidades do entorno. Dentro desta concepção pedagógica que concorreram à segunda etapa do Intercolegial de Fanfarras as bandas dos colégios estaduais Raul Sá, Carlos Alberto Cerqueira e João Batista Caribé. O resultado do grupo vencedor não é anunciado durante o evento para cultivar o clima de competição saudável e participativa, conforme os organizadores.
O estudante Erick Dias, 16 anos, 2º ano do Colégio Estadual Ruben Dário, falou sobre a importância do evento e do seu gosto pelas fanfarras. “Embora só tenha dois meses nesta banda, já tenho quatro anos de fanfarra porque já participava no Colégio Dom Pedro, onde estudei anteriormente. Posso dizer que é uma experiência incrível porque, além do contato com a música, me ajudou a melhorar o meu rendimento escolar e meu comportamento. Sinto que, hoje, sou mais comprometido com a escola e preocupado com a minha formação”, relatou o aluno, que toca cornetão na fanfarra do Ruben Dário.
O trompetista da Fanfarra Navarro de Brito, o estudante Paulo Santana, 16, 2º ano, contou que participa da banda da sua escola há três anos e, nesse tempo, tem sido um importante aprendizado no sentido de ganhar experiência no instrumento musical que toca. “Além disso, me divirto muito e tenho melhorado cada vez mais nos estudos, até porque um dos critérios para participar da fanfarra é ser um bom aluno, em notas e comportamento”. O presidente do Grêmio Estudantil do Ruben Dário, Rafael de Jesus Jr., 17 anos, 3º ano, testemunhou a opinião do colega. “Temos diversos exemplos de colegas que passaram a valorizar mais os estudos, a se aproximarem mais do dia a dia da escola depois que se tornaram membros da fanfarra que tem sido, sobretudo, um canal importante de descobertas de talentos musicais”.
O diretor do Colégio Ruben Dário, Antônio Pimenta, destacou a importância da integração dos estudantes, das famílias e da comunidade local em torno do encontro de fanfarras. “Dentro da proposta pedagógica de revitalização das fanfarras dos colégios da rede estadual, da qual estamos à frente ao longo dos últimos quatro anos, junto a outros diretores escolares, observamos que os estudantes melhoraram o rendimento escolar e seu comportamento em sala de aula. Por isso, estamos muito felizes com o trabalho e hoje é um dia especial de integração, mostrando que a arte e o esporte são ferramentas importantes para o enfrentamento das problemáticas sociais, bem como para socializar a cultura de paz”.
A representante do Intercolegial de Bandas e Fanfarra e professora do Colégio Estadual Navarro de Brito, Zélia Rocha, reforçou a importância de eventos interativos a partir da cultura e arte. “Trata-se de um intercâmbio cultural interessante, porque os estudantes passam a conhecer a realidade de cada um e aprendem mais sobre cidadania, disciplina e cooperação”. Marcaram presença também, como convidados, as fanfarras das unidades escolares Navarro de Brito, 2 de Julho, Visconde de Mauá, Bento Gonçalves, Dom Avelar, Natália Vinhaz e Assis Chateaubriand.
Veja as fotos desta matéria no FLICKR da Educação
Notícias Relacionadas
-
Estado investe mais de R$ 1,8 bilhão em colégios estaduais e reduz 50% da evasão dos estudantes na Bahia
-
Grafite ganha destaque no encontro da rede estadual da Educação, em Salvador
-
Projetos nas áreas de cosmética, saúde e construção são apresentados durante o Encontro Estudantil, em Salvador
-
Projetos de arte e cultura desenvolvidos por estudantes ocupam a Arena Fonte Nova
-
Professores interagem e compartilham experiências no Espaço Educar
-
Seleção Interna de Educadores - Divulgada resposta aos recursos da etapa da entrevista
-
IAT leva oficinas, jogos e atividades interativas para Encontro Estudantil