Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Colégios de Salvador promovem atividades culturais na semana do Novembro Negro
Colégios de Salvador promovem atividades culturais na semana do Novembro Negro
Publicado em qui, 19/11/2015 - 17:57 por ASCOM / SEC
Palavras-chave:
Dentro da proposta do Novembro Negro, os colégios estaduais Rubem Dário, no bairro San Martin, Alfredo Magalhães, no Rio Vermelho e o Bolivar Santana, situado no Centro Administrativo da Bahia (CAB) promoveram, nesta quinta-feira (19), uma série de atividades culturais voltadas para a Consciência Negra, celebrada no dia 20 de novembro. Os estudantes participaram de oficinas, apresentações de dança, teatro, jogos, desfiles de beleza negra, recital de poesias, exibições de vídeos e degustação de comidas típicas.
Colégio Ruben Dário - Ao som dos batuques da Band’ Erê, que integra o grupo Ilê Aiyê, os estudantes do Colégio Estadual Rubem Dário se animaram na culminância do evento de valorização da Consciência Negra. Evidenciando o protagonismo juvenil, os alunos mostraram seus talentos artísticos interpretando cenas do filme baiano “Ó paí, Ó” e em apresentações de dança como o Hip Hop, com performances do grupo 3D Crew.
Fotos: Emerson Santos Ascom/Educação
Para Igor Libório, 22 anos, do 1° ano, um dos integrantes do 3D Crew, esta foi uma grande oportunidade de mostrar as suas habilidades com os movimentos de dança. “É muito bom ver a alegria e descontração dos colegas prestigiando o nosso Hip Hop”, disse o estudante. Beatriz Santos Carvalho, 14, do 6º ano, aprovou as apresentações. “O evento mostrou a diversidade da nossa cultura negra por meio da música, dança e teatro e foi muito bom”.
Um dos momentos mais aguardados foi o desfile de beleza negra com meninas e meninos e o concurso Garota Negra Linda. “Adorei desfilar porque foi uma forma de destacar e valorizar ainda mais a nossa beleza”, disse a estudante Ana Luiza Rocha, 17, do 3º ano. Já Lorena Teixeira, 15 anos, do 8º ano, aproveitou as oficinas de maquiagem e de cabelo para mudar o seu visual. “Gostei muito do resultado porque acentuou ainda mais os meus olhos e boca e, também, definiu mais os meus cachos”, comentou satisfeita, a estudante.
Parceria - A programação ainda contou com a presença de representantes do Instituto Acelino Popó Freitas, que é um das instituições parceiras do colégio, no qual os alunos são beneficiados com aulas de boxe. “Através desta parceria com a escola trabalhamos a inclusão social através do boxe e destacando ações de combate ao uso de drogas e bullying”, explicou o presidente do instituto, Eduardo Pimenta.
Colégio Alfredo Magalhães - O Colégio Estadual Alfredo Magalhães realizou a culminância do projeto interdisciplinar “África e Bahia, um olhar através da nossa ancestralidade”, que envolveu as áreas de Artes, História e Geografia. Por meio de um ambiente virtual do jogo Minecraft os estudantes simularam um quilombo que existiu no bairro Rio Vermelho durante o século XVII. Outro destaque foi o momento de exibição de vídeos, um sobre Diáspora Africana e outro sobre formas de resistência negra no Brasil escravagista. Além disso, houve degustação de comidas típicas como o abará, oficinas de máscaras africanas, desfile de beleza negra, recital de poemas e painel da identidade, onde os alunos contemplaram o reflexo de sua própria imagem no espelho.
Maria Antonia Gomes, que leciona História no colégio ressaltou que “o evento foi importante porque refletiu o que nós somos”. Segundo a diretora Maria Socorro Dantas, durante o processo de ensino e de aprendizagem os alunos construíram conhecimento e autonomia a partir da construção deste contexto educativo.
Colégio Bolivar Santana - Já o Colégio Estadual Bolivar Santana iniciou a culminância do projeto “Vista minha cor, reconheça meu valor”, que acontece até esta sexta-feira (20). Nesta ação, em forma de gincana, os estudantes abordaram a importância de personalidades negras como Nelson Mandela, Gilberto Gil, Aleijadinho e outros.
O evento contou com paródias, apresentações de dança, gritos de guerra e recital de poesias. Este foi o caso de Carolina Souza, 16 anos, do 1° ano, que recitou a poesia de sua equipe “Guerreiro da liberdade”. “A poesia fala sobre preconceito e valorização da história do negro”, destacou a estudante. A professora de História Graça Moura ressaltou que “o projeto foi essencial para fazer com que os alunos reconheçam o valor que o tem e representa na sociedade”.
Notícias Relacionadas
-
Moradores de Jiquiriçá recebem moradias do programa Bahia, Minha casa e escola de tempo integral
-
Governador Jerônimo Rodrigues investe mais de R$ 63 milhões em segurança, educação e infraestrutura em Paratinga
-
MEC publica Edital PNLD Literário Equidade
-
Rede estadual tem projetos finalistas na Febrace 2025 e destaca a força da escola pública baiana
-
Fundação Pedro Calmon lança E-book com textos de estudantes e professores da Rede Estadual
-
Universidade do Sudoeste realiza seleção Reda para técnicos de nível médio e superior
-
Governo do Estado entrega novo colégio de tempo integral no município de Bonito