Colégios estaduais comemoram o Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, é celebrado nos colégios estaduais, da capital e do interior, com programações diversificadas. O programa Ciência na Escola – ação estruturante da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que objetiva promover a educação científica na rede de escolas estaduais baianas – é uma das atividades que vêm sendo desenvolvidas nas unidades escolares. Além disso, muitos colégios realizam projetos específicos para festejar e refletir sobre a data.

Realizadas por estudantes, sob a orientação de professores das áreas de ciências e geografia, as atividades comemorativas visam à conscientização da comunidade escolar em relação à conservação do meio ambiente, numa proposta de educação/aprendizagem que venha despertá-la para a importância de trabalhar com temas como sustentabilidade, preservação da água e coleta seletiva do lixo.

Fotos: Claudionor Jr. Ascom/Educação
“As nossas unidades escolares vêm trabalhando a questão ambiental cotidianamente. As ações são pautadas no Pro-EASE (Programa da Educação Ambiental do Sistema Educacional da Bahia), de forma a desenvolver uma educação ambiental crítica, emancipatória e, consequentemente, transformadora”, afirma o coordenador de Educação Ambiental e Saúde da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, Fábio Barbosa.

Na Conferência Infanto-Juvenil do Meio Ambiente, que vai acontecer em outubro, em Salvador, as escolas de todas as redes terão a oportunidade “de aprofundar temáticas que contribuirão para que se formem escolas sustentáveis e espaços educadores sustentáveis”, completa o coordenador.

Pelos colégios – Para diretores e professores da rede pública estadual de ensino, os eventos de comemoração do meio ambiente são uma motivação a mais para trabalhar com temas do dia a dia que poderão trazer a consciência sobre a necessidade de mudar hábitos que vão fazer a diferença na conservação do planeta.

“Nossos estudantes participaram de um concurso de cartazes sobre o tema. É uma forma de incentivá-los a pensar sobre questões que envolvem o meio ambiente e, assim, abrir o debate em sala de aula”, conta a coordenadora do Colégio Estadual Presidente Emílio Garrastazu Médici, Cecília Alves.

“As nossas unidades escolares vêm trabalhando a questão ambiental cotidianamente. As ações são pautadas no Pro-EASE (Programa da Educação Ambiental do Sistema Educacional da Bahia), de forma a desenvolver uma educação ambiental crítica, emancipatória e, consequentemente, transformadora” - Fábio Barbosa

A professora de ciências da unidade, Simone Maria dos Santos, explica que participaram 14 turmas, sendo que, cada uma, foi representada por um cartaz. No ensino médio, ganhou o cartaz liderado pelo estudante Mauro Borges, cuja mensagem foi: “As árvores caem, as florestas choram e o mundo sangra”. O desenho traz uma bandeira do Brasil quebrada. “Avaliamos os cartazes sob os critérios de originalidade, criatividade, clareza de mensagem e ortografia”, afirma.

No Colégio Estadual Manoel Vitorino, os estudantes também confeccionaram cartazes com a temática do efeito estufa no meio ambiente. “Esse projeto vai ser culminado no dia 10 de junho, quando os trabalhos serão apresentados para toda a escola”, informa a diretora Tanea Silva Mendes.

A coordenadora do Colégio Estadual Vale dos Lagos, Olívia Miranda da Silva, relata que um grupo de professores está em formação sob a temática Meio ambiente e preservação, dentro do programa Ciência na Escola, que culminará com a Feira de Ciência e a Feira de Matemática, projetos da Secretaria da Educação do Estado, realizadas pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT).

Já os alunos do Colégio Estadual Alfredo Magalhães participaram, na quarta-feira (5/6), de uma palestra sobre sustentabilidade, na Biblioteca Juracy Magalhães (Rio Vermelho). “Esse evento, que envolveu estudantes da 7ª e 8ª séries, por meio de uma parceria nossa com a biblioteca, integra o projeto Reciclar é Preciso, que desenvolvemos aqui na escola”, afirma a diretora Maria Socorro Santos Dantas.