Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Com engajamento dos professores e das famílias Colégio Estadual em Guanambi supera meta do IDEB
O engajamento dos professores e gestores do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, localizado em Guanambi, a 676 km de Salvador, é apontado como um dos elementos para o bom desempenho dos estudantes do Ensino Médio, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), assim como a integração da família com a escola. Com 4.8, a unidade escolar superou o índice alcançado em 2017, de 3.7, além da meta nacional de 2019, que foi 4.3.
O colégio, fundado em 1999, oferta o Ensino Médio regular e, atualmente, possui 1.141 estudantes matriculados. Na unidade, são desenvolvidos projetos como "Os ninjas da Ciência" e "Feira do conhecimento", que incentivam os estudantes à pesquisa, levando-os a aprender de forma lúdica.
A diretora Roseli Magalhães fala sobre a responsabilidade dos educadores nesta conquista. "Nossa equipe é comprometida com o aprendizado dos estudantes. Todos os professores participam ativamente do planejamento semanal; ajudam na gestão do colégio sinalizando em que precisamos melhorar; e compreendem e ajudam os estudantes em suas dificuldades de aprendizagem, fazendo com que se sintam parte da instituição, melhorando a autoestima e, consequentemente, o aprendizado. A postura de acolhimento afetivo da escola é outro diferencial e faz com que os estudantes sejam protagonistas de projetos como o Amor no Modelo”, destacou.
O estudante Ilan Carlos de Carvalho, 16, 3° ano, comemorou a conquista. "A escola ter se saído tão bem na avaliação do IDEB é uma prova de como os nossos professores e a direção têm em mente a importância do comprometimento com a educação, dando sempre os conteúdos da forma mais flexível e didática possível para que nós, estudantes, possamos realmente absorver conhecimento. Então, isso só mostra como todo o esforço e trabalho de toda equipe têm valido à pena".
Para Eliane Cerqueira, mãe do estudante Renan Pinto Cerqueira, 16, do 2º ano, o bom êxito no IDEB é consequência da união formada entre direção, professores, estudantes e famílias. "Uma boa gestão faz com que tenhamos professores engajados e comprometidos com a educação de nossos filhos. O interesse dos estudantes em aprender também conta muito e, quando se tem uma equipe que se preocupa com a aprendizagem de nossos filhos, isso reflete no interesse dos mesmos em irem para a escola e fazerem o que tem que ser feito, que é aprender e disseminar esse conhecimento. A equipe do colégio está sempre preocupada com o desenvolvimento pessoal e intelectual dos estudantes e o meu filho é um deles. Estou muito feliz de ver este excelente resultado no IDEB", avaliou.
Sobre o IDEB – O IDEB foi criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas. No Ensino Médio, a rede estadual de ensino saltou de 2,7 (2017) para 3,2 (2019). Este foi o melhor IDEB alcançado pela rede desde que o índice foi instituído, em 2007. Em termos relativos, percentuais, o IDEB da Bahia cresceu 18,5%, sendo o segundo maior crescimento do país. A Bahia também é um dos oito estados com aumento maior do IDEB, 0,5, maior do que a média nacional, que foi de 0,4.
O avanço também foi constatado nos ensinos Fundamental I e II da rede pública, que possuem ofertas pelas redes estadual e municipais. O IDEB demonstrou que, no Ensino Fundamental I (do 1º ao 5° ano) houve um crescimento de 4,7 (2017) para 4,9 (2019) e, no Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano), o desempenho foi ainda melhor, avançando de 3,4 (2017) para 3,8 (2019).
Notícias Relacionadas
-
Práticas pedagógicas e racismo estarão em debate nesta quinta-feira (dia 21), no auditório da SEC
-
I Festival da Unegro de Música e Dança Zumbi e Dandara celebra a Consciência Negra em Salvador
-
SEC faz seleção para alfabetizadores de jovens e adultos
-
SEC participa de seminário internacional da FGV sobre Educação e Sustentabilidade
-
Estudantes da rede estadual de Pojuca lançam livro de poemas sobre valorização da identidade do povo negro
-
PIBID divulga relação de projetos selecionados e inicia inscrições
-
Coordenadores pedagógicos conhecem estrutura da gestão pública e possibilidades de desenvolvimento na carreira