Escolas
Educação Básica
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Ensino Médio
Educação de Jovens e Adultos
Educação Indígena
Educação do Campo
Educação Especial
Educação para a Diversidade
Educação Ambiental e Saúde
Legislação
Saúde na Escola
Programa Saúde na Escola – PSE
Transversalidade
Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Material de Apoio Pedagógico
ProEASE
Programa de Uso Racional de Água e Energia nas Escolas
Juventude em Ação – Agenda 21
Olimpíadas de Saúde e Meio Ambiente
Educação Fiscal
CIEA
Hortas Escolares
Saúde Ocular
Educação corporal, artística e cultural
Jogos Estudantis
Educação Integral em Tempo Integral
Currículo
Sistemática de Acompanhamento Pedagógico
Programas e Projetos Estruturantes
Educação Profissional
Jornada Pedagógica
Educação Superior
Rede Escolar
Infraestrutura
Gestão da Informação Educacional
Informações Educacionais
Sistemas de Informações Educacionais
Estatísticas Estaduais da Educação
Gestão Regional
NTE 01 - Irecê
NTE 02 - Bom Jesus da Lapa
NTE 03 - Seabra
NTE 04 - Serrinha
NTE 05 - Itabuna
NTE 06 - Valença
NTE 07 - Teixeira de Freitas
NTE 08 - Itapetinga
NTE 09 - Amargosa
NTE 10 - Juazeiro
NTE 11 - Barreiras
NTE 12 - Macaúbas
NTE 13 - Caetité
NTE 14 - Itaberaba
NTE 15 - Ipirá
NTE 16 - Jacobina
NTE 17 - Ribeira do Pombal
NTE 18 - Alagoinhas
NTE 19 - Feira de Santana
NTE 20 - Vitória da Conquista
NTE 21 - Santo Antônio de Jesus
NTE 22 - Jequié
NTE 23 - Santa Maria da Vitória
NTE 24 - Paulo Afonso
NTE 25 - Senhor do Bonfim
NTE 26 - Salvador
NTE 27 - Eunápolis
Gestão Escolar
Projeto de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas
Transparência na Escola
Estudantes
Educadores
Institucional
Municípios
Você está em: escolas › Notícia › Começa segunda-feira (4) a Semana Pedagógica nas escolas estaduais
Começa segunda-feira (4) a Semana Pedagógica nas escolas estaduais
Publicado em qui, 31/01/2019 - 11:08 por ASCOM
Palavras-chave:
Professores, gestores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino estarão reunidos, entre os dias 4 e 8 de fevereiro, na Semana Pedagógica 2019, com o objetivo de planejar o ano letivo 2019. Este ano, a atividade terá como tema “Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação”. Durante os cinco dias de encontro, os participantes irão discutir ações, bem como avaliarão o conteúdo e as estratégias de articulação entre os projetos e o currículo escolar, tendo em vista a melhoria da aprendizagem.
A programação da Semana Pedagógica inclui: apresentação sobre o Novo Ensino Médio; linha do tempo “Escuta Inspiracional à elaboração do Currículo Bahia”; apresentação dialogada para saber como fica o planejamento da unidade escolar a partir das orientações gerais do Currículo Bahia e, também, referente às orientações pedagógicas para o acompanhamento da aprendizagem dos estudantes. Outros destaques são oficinas sobre temas como Refletindo sobre competências e habilidades; Refletindo sobre aprendizagem contextualizada no século XXI; Avaliação da aprendizagem; Trajetórias de sucesso escolar; e Análise situacional através de matriz swot.
A diretora de Ensino Médio do Estado, Tereza Farias, destaca que um diferencial da Semana Pedagógica é que cada dia de discussão irá gerar um produto como resultado das oficinas. Este material chegará à Secretaria da Educação através dos Formulário da Google, com os dados já tratados, podendo gerar tabelas e gráficos para sinalizar quais as maiores demandas que as escolas apresentaram nas discussões pedagógicas. “A gente vai conseguir, em tempo real, logo após acabar a Semana Pedagógica, ter o produto do que foi discutido nas escolas e esse material vai nos ajudar a pensar e replanejar as prioridades que as escolas identificaram em relação a currículo, acompanhamento, avaliação e formação”.
A Semana Pedagógica 2019 abordará, também, os indicadores educacionais nas escolas públicas do Estado a partir dos pilares currículo, formação, acompanhamento e avaliação. “Ao longo dos cinco dias, vamos discutir como garantir o direito de aprendizagem dos estudantes da Educação Básica. Então, discutiremos a avaliação partindo dos indicadores educacionais do Estado. É importante que os gestores, coordenadores e professores conheçam e se apropriem, por exemplo, de quais são os dados da proficiência da rede e qual foi o resultado que tivemos na última edição do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), em especial do Ensino Médio, em que passamos um número maior de escolas avaliadas, pelo caráter censitário da avaliação”, pontua.
A discussão sobre avaliação será iniciada, ainda segundo Tereza Farias, do diagnóstico de como a escola está fazendo seus procedimentos de avaliação da aprendizagem. “Também vamos apresentar e discutir o currículo referencial do Estado, que é o Currículo Bahia para o Ensino Fundamental, e o novo currículo que começa a surgir para o Ensino Médio, discutindo as novas arquiteturas curriculares que estará implementada de forma plena na rede estadual, a partir de 2020”. Os dois últimos dias serão reservados para os pilares acompanhamento e formação. “Tanto para pensar o acompanhamento das aprendizagens dos estudantes ao longo das três unidades letivas, quanto para pensar a formação continuada no lócus da escola. Serão cinco dias intensos de trabalho pedagógico, estudos teóricos e desenvolvimento de oficinas práticas que vão trazer o produto de planejamento para a escola”, acrescentou.
Notícias Relacionadas
-
Seleção Interna de Educadores – Convocação de candidatos para a entrevista técnico-pedagógica
-
Estudantes do bairro do Arenoso celebram a cultura e a beleza do povo negro
-
Estudantes internos do Conjunto Penal Lafayete Coutinho realizam 1º Festival de Música e Poesia
-
Seminário apresenta boas práticas de promoção da saúde mental e emocional nas escolas
-
SEC divulga lista dos selecionados para os programas Deputado Jovem Baiano e Estágio Legislativo
-
Uneb firma parceria com Campanha Natal sem Fome e inaugura postos de arrecadação em 27 cidades baianas
-
Escolas estaduais celebram o Novembro Negro com diferentes atividades culturais